Nesta quarta-feira, 1⁰, acontece a abertura oficial do “Dezembro Vermelho”, ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, com a oferta de testagem rápida. No Brasil, 920 mil pessoas vivem com HIV/AIDS (2020), enquanto estima-se que em média 160 mil pessoas vivem com o vírus causador da doença e não sabem.

De 2010 a 2020 foram notificados no Sinan, no estado do Amazonas, 9.879 casos de infecção pelo HIV, sendo 75,4% do sexo masculino e 24,6% do sexo feminino. A maioria dos casos encontra-se nas faixas etárias de 20 a 34 anos.

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

A abertura da campanha será no primeiro dia do mês, com uma ação de testagem rápida no auditório do ambulatório da FMT-HVD, das 9h às 14h. A campanha será aberta para toda pessoa que queira realizar o teste, bastando levar um documento oficial de identificação. 

A programação para o mês inclui oferta de testagem, tanto na Fundação como na Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA), duas lives sobre a transmissão vertical e para tirar dúvidas, além da distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos.

______________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia