A primeira-dama, Janja Lula da Silva, conseguiu a credencial para a abertura das Olimpíadas 2024 e irá representar o país na festividade.

A solenidade ocorrerá na sexta-feira (26). O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não participar da abertura da cerimônia.

A primeira-dama do Brasil estará acompanhada do presidente da França, Emmanuel Macron, bem como da primeira-dama Brigitte Macron e de alguns outros chefes de Estado.

Além de Janja, Jill Biden representará o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Com ajuda do Itamaraty e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), foi possível a obtenção do documento, visto que o prazo para a solicitação da credencial em conjunto do Comitê Olímpico Internacional ter se esgotado.

Janja deverá chegar em Paris no próximo dia 25 (quinta-feira), véspera da abertura das Olimpíadas 2024. 

Agenda da primeira-dama

Entre os compromissos da primeira-dama brasileira estão ações para a Aliança Global Contra a Fome e contra a Pobreza, pauta do mandato brasileiro no G20.

Na segunda-feira (22), Lula telefonou para o presidente da França, Emmanuel Macron, para tratar de diversos assuntos, incluindo a realização dos Jogos Olímpicos. 

Durante a conversa, Lula explicou que Janja o representará na cerimônia de abertura e desejou sorte ao presidente francês na realização do evento.

Macron manifestou estar honrado pela presença de Janja e afirmou que a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, receberá Janja com toda a atenção necessária.

Contexto da representação

A decisão de Lula de não acompanhar as Olimpíadas pessoalmente está alinhada com a estratégia de ter Janja como uma representante ativa em eventos internacionais importantes. 

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos é um evento de grande visibilidade global, e a presença da primeira-dama reforça a importância das relações internacionais e da representação brasileira no cenário esportivo mundial.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.