Na véspera das Olimpíadas de Paris 2024, a ginasta brasileira Rebeca Andrade apresentou um vídeo ao Comitê Técnico da Federação Internacional de Ginástica (FIG) demonstrando um novo e inédito salto: o Yurchenko com tripla pirueta (TTY).

O TTY é um salto de ginástica artística que começa com um impulso sobre a mesa de salto. A atleta faz uma rotação completa em frente ao corpo e, ao aterrissar, executa três piruetas no ar. É um dos saltos mais complexos e difíceis, exigindo alta precisão e técnica avançada.

A FIG determinou a nota de partida de 6.0 para o elemento. Como comparação, o Cheng, que Rebeca constuma apresentar em competições, tem valor de 5.6. Já o Yurchenko duplo carpado, que Simone Biles deve mostrar, parte de 6.4.

Caso Rebeca execute este movimento na competição, será mais uma ginasta brasileira a ter um elemento com seu nome. Daiane dos Santos, Diego Hypolito, Lorrane Oliveira e Júlia Soares (as duas últimas colegas de seleção de Rebeca) já possuem seu nome no código de pontuação.

Para conquistar o nome do salto, a ginasta precisa realizá-lo sem falhas graves. Apesar de já ter inscrito o salto, Rebeca não é obrigada a executá-lo.

Entretanto, isso significa que é possível que Rebeca apresente o salto na competição das Olimpíadas de 2024, que começa para as mulheres em 28 de julho (domingo).

O Brasil fará o treino de pódio, um ensaio oficial para os árbitros, na noite desta quinta-feira, 25 de julho, na Arena Bercy.

Brasil vence a Espanha nas Olimpíadas 2024 em handebol

O Brasil estreou nas Olimpíadas 2024 nesta quinta-feira (25) e com vitória histórica no handebol feminino. O time brasileiro venceu a Espanha por 29 a 18.

O destaque da partida, apesar do bom desempenho ofensivo, ficou com Bia Moreschi, goleira do Brasil. Ela foi responsável por defesas importantes e difíceis, para garantir a tranquilidade no placar.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.