Diferente dos últimos anos, em que o Executivo do Estado sempre foi peça de mais peso na bancada federal para debater e decidir os rumos da ZFM, dessa vez quem assume maior peso e influência nessas articulações em Brasília, é o senador Omar Aziz (PSD).

Já está praticamente desenhado que Omar, tem a faca e o queijo na mão para articular um possível retorno ao Governo do Estado, e nesse compasso, tem estreitado relação e articulação com praticamente toda a bancada federal, independente de ideologia, já que aliado de Lula, como também com boa parte da classe política local, isso tanto capital como interior do Estado.

Muito se aveludava, se Omar, depois que venceu nos últimos segundo o Coronel Menezes em 2022, teria força política tão eloquente para calcificar um projeto tão complexo e arriscado, que também historicamente no Amazonas recente, somente Amazonino conseguiu; que um ex-governador possa retornar ao posto novamente depois de muito tempo.

No tabuleiro político, Omar tem conseguido posicionar suas peças visando a disputa para a prefeitura de Manaus este ano e para o Governo do Estado e Senado em 2026. Praticamente alguns nomes hoje postulantes a prefeitura de Manaus, tem nos bastidores procurado o Senador para trocar figurinhas sobre as projeções e o xadrez político da capital amazonense.

Mesmo Braga e Plínio Valério, que irão disputar as duas vagas em 2026, já alinham com Omar um chaveamento para aliarem visando a batalha eleitoral que estar por vir. A eleição de Manaus, será um teste de xadrez para Omar mostrar que pode ser um adversário pesado para quem tentará com ele competir para ser o próximo governador pelos próximos 4 anos.

As indicações de vice em várias prefeituras, inclusive por aqui, deverá ter sua consultoria, assim como Braga também. Logo, os veteranos da política amazonense jogam em tabuleiros modernos, porém, mantendo as tradições de suas escolas de política tradicionais.

Ter força em Brasília pode ajudar é muito por aqui.

Os aliados e adversários sabem disso!