O senador Omar Aziz (PSD-AM) participou como palestrante, nesta quarta-feira (30/8), do almoço-debate que tratou da temática “O Congresso e a Agenda Econômica: Governabilidade e Crescimento Econômico”, promovido pela Lide Brasília.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Durante o debate, o senador defendeu o desenvolvimento econômico no Brasil com a utilização responsável dos recursos naturais brasileiros. 

Na ocasião, Omar Aziz abordou vários assuntos, desde o apoio a pequenos empresários até o agronegócio. O parlamentar defendeu também a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas em prol da empregabilidade e desenvolvimento da economia brasileira. 

“Agora descobriram petróleo a 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas. Do lado, os pseudo-ambientalistas estão explorando petróleo na Guiana Francesa e Guiana Francesa e o poço é horizontal. Eles vão puxar todo o petróleo da foz do Amazonas e seremos proibidos de explorar”, ressaltou Omar Aziz. 

O senador salientou a importância econômica da Zona Franca de Manaus (ZFM) principalmente sobre a geração de impostos para a União. De acordo com senador, o Polo Industrial de Manaus (PIM) se destaca na arrecadação para o governo federal, mais do que o agronegócio. 

O almoço-debate foi promovido pelo presidente do Grupo de Líderes Empresariais – LIDE,  Paulo Octavio.  Segundo ele, a relatoria do arcabouço fiscal no Senado, conduzida por Omar Aziz, foi benéfica para o Distrito Federal.

A Câmara dos Deputados votou, no dia 22 de agosto e manteve o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) fora do arcabouço fiscal. O recurso é destinado para custear e manter a Polícia Civil, a Polícia Penal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além da Saúde e da Educação.

Seguindo o relatório de Omar Aziz, os repasses do Fundo Constitucional vem da União e entram nos cofres do DF. Para 2023, a previsão de repasse é de R$ 22,97 bilhões. O montante repassado para o Fundo Constitucional teve uma alta de 48,7% na comparação com o ano anterior.

“O senador soube se posicionar em todos os aspectos. Sejam eles na questão trbutária, ambiental, na questão econômica ou social. Foi uma palestra de 1h30 muito interessante de muito aprendizado. Todos adoraram a palestra que demonstrou o conhecimento dele sobre o Brasil e sobre a região Amazônica”, disse o presidente da Lide. 

O almoço-debate com Omar Aziz foi realizado no Lago Sul, com presença exclusiva dos membros do Lide Brasília. Fundado em junho de 2003, o grupo é uma organização de caráter privado, que reúne empresários em nove países e quatro continentes. 

Atualmente tem 1.300 empresas filiadas e seu objetivo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil e no exterior, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

O senador se manifestou no twitter:

RELACIONADAS

+ Marco Fiscal: Omar Aziz diz que vai tirar Fundo Constitucional do DF