Uma forte onda de calor está atingindo a Índia e o Paquistão, os países já chegaram a registrar temperaturas de quase 50°C.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Autoridades do Paquistão emitiram um alerta de calor no país que registrou a maior temperatura em 61 anos, 47°C.

A ministra federal para Mudanças Climáticas do Paquistão, Sherry Rehman, pediu que os governos, tanto federal como provincial, tomem medidas de precaução para gerenciar a crise climática.

“O sul da Ásia, particularmente a Índia e o Paquistão, enfrentam o que foi uma onda de calor recorde. Começou no início de abril e continua a deixar as pessoas ofegantes em qualquer sombra que encontrem”, disse a ministra em comunicado.

“Pela primeira vez em décadas, o Paquistão passou do inverno ao verão sem a primavera”, explicou Rehman.

A temperatura em Nova Délhi, Índia, se aproximava de 46°C nesta quinta-feira, 28.

De acordo com o departamento meteorológico indiano, a onda de calor extremo afetará o noroeste e o centro da Índia por cinco dias e o Leste até o fim de semana.

“É a primeira vez que vejo tanto calor em abril”, disse Dara Singh, 65, que administra uma pequena loja em Nova Délhi.

Um cientista sênior do Departamento Meteorológico da Índia disse nesta sexta-feira, 29, que as condições de calor persistirão pelos próximos três dias, mas que as temperaturas cairão após a chegada das monções, esperadas em algumas partes em maio.

“Estamos recebendo muitos pacientes que sofreram insolação ou outros problemas relacionados ao calor”, disse Mona Desai, ex-presidente da Associação Médica de Ahmedabad, no estado indiano de Gujarat.

_______________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS