Cientistas que elaboram o Boletim Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgaram nesta sexta-feira, 12, um alerta sobre a retomada de casos de covid-19 em alguns países da Europa e da Ásia. Por conta da desaceleração da imunização no país, a doença poderá ter um aumento de casos como já ocorre em alguns países. 

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

Países europieis e asiáticos vêm registrando aumento de casos e óbitos mesmo em locais em que a cobertura vacinal já se encontra em patamares elevados. Segundo a OMS, países da Europa e da Ásia Central estão vivendo o risco de recrudescimento da covid-19.

“Diante deste novo cenário, o boletim coloca em pauta o debate sobre a necessidade de manutenção das medidas de distanciamento físico e de proteção individual no Brasil e ressalta a desaceleração do ritmo de vacinação de primeira dose contra a covid-19 no país”, destacou a Fiocruz.

A nova edição destaca ainda o alerta do diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Europa e Ásia, emitido no início deste mês de novembro, sobre o novo aumento do número de casos e óbitos por covid-19 registrados nesses continentes. 

___________________________________

RELACIONADAS

+ Alemanha registra 50 mil novos casos de Covid-19 pela 1ª vez

+ Jogos na Arena da Amazônia não elevaram número da Covid-19 no Estado, afirma SES-AM

+ MS afirma que 23 estados brasileiros estão com 50% abaixo de ocupação em leitos de UTI

___________________________________

Na última semana de outubro, a Europa e a Ásia Central foram responsáveis por 59% de todos os casos e 48% dos óbitos registrados no mundo inteiro. Com quase 1,8 milhão de novos casos e 24 mil novas mortes relatadas, a Europa e a Ásia Central viram um aumento de 6% e 12%, respectivamente, em comparação com a semana anterior.

Segundo os pesquisadores do Observatório Covid-19, embora os dados recentes no Brasil indiquem a manutenção da tendência geral de queda dos indicadores monitorados desde o início da covid-19, é importante destacar que a pandemia não acabou e que o risco de recrudescimento permanece com a proximidade da temporada de festas e de férias, com maior circulação e concentração de pessoas em diversos ambientes.

_________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Confira o calendário de pagamento do Auxílio Brasil; primeira parcela será paga na quarta-feira

 

Indignados, moradores denunciam lama, esgoto a céu aberto e falta de infraestrutura em ruas de Pauini-AM

 

VÍDEO: choro, emoção e homenagens no 1º show de Maiara e Maraisa após morte de Marília Mendonça

 

Onda de covid-19 na Europa e na Ásia é alerta para o Brasil, diz Fiocruz

 

Marília Mendonça morreu de politraumatismo contuso, diz legista de Caratinga-MG