O Rio Amazonas é o mais extenso e volumoso curso de água do mundo. Ele tem grande importância em termos de preservação do meio ambiente e manutenção da biodiversidade.

Onde nasce o Rio Amazonas? De acordo com o portal Mundo Educação, o Rio Amazonas nasce situado em uma zona montanhosa da América do Sul, mais precisamente na cordilheira dos Andes e deságua no Brasil em uma região de planície litorânea de formação insular chamada ilha do Marajó.

Além disso, o rio possui um 6992 quilômetros de comprimento. A área de drenagem do Rio Amazonas, principal curso de água da bacia Amazônica, é de cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados.

O Rio Amazonas possui um número superior de 1000 afluentes, sendo os principais: Javari, Jari, Purus, Madeira, Iça, Japurá, Negro, Tapajós, Xingu e Trombetas. O Rio Amazonas possui grande importância em termos ambientais, visto que banha uma grande área vegetada de floresta equatorial, a Floresta Amazônica.

Por fim, o rio também possui grande importância econômica. Por conta da rede de transporte, fornecedor de alimentos, produtor de energia elétrica, ponto turístico e de lazer, entre outras contribuições para a sociedade em geral.