O Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para que até dia 1° de julho 2.900 ônibus que circulam a capital já estejam aceitando o pagamento via cartões de crédito e débito.

Até o momento, os sensores/validadores de cartões estão em fase de instalação e teste nos veículos de transporte coletivo. Além disso, 1000 ônibus já estão com o equipamento habilitado para o pagamento.

Modernização do transporte

A mudança na forma de pagamento dos passageiros visa a modernização do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF (STPC-DF). Além de modernizar o ônibus, a ideia é proporcionar segurança aos passageiros e aos prestadores.

Na medida em que o pagamento com cartões de crédito e débito for sendo implantado o dinheiro em espécie deixará de ser usado. Porém, o fim do pagamento em dinheiro ocorrerá de maneira gradativa, ou seja aos poucos.

Segundo o secretário de transporte e mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, “a previsão é que até o final do ano, o dinheiro em espécie não esteja mais em circulação nos coletivos”.

Postos de recarga

Atualmente existem seis tipos de cartão que compõem o Sistema de Bilhetagem, entre eles estão o Vale Transporte, Mobilidade e o passe livre estudantil. No caso do Vale Transporte e Mobilidade, estes também fazem parte das opções de pagamento que os passageiros terão.

Para recarregar os mesmos, o DF disponibiliza ao redor do estado 128 postos de recarga, que aceitam o pagamento de cartões, dinheiro ou PIX. Ademais, o fim do dinheiro nos ônibus pode colocar em risco o trabalho dos cobradores, que não serão mais utilizados na mesma função.

Entretanto, o secretário Zeno Gonçalves afirma que os profissionais não ficarão sem trabalho, pois os mesmos podem “ser agentes de recarga ou venda de cartões dentro das concessionárias”.

A regulamentação do uso de cartões de crédito e débito nos ônibus é permitida através da Portaria 118/2023, publicada no dia 14 de junho de 2024 no Diário Oficial do DF (DODF).

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.