A Organização das Nações Unidas (ONU) votou nesta quinta-feira, 7, o pedido de suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos por invasão à Ucrânia. 

O pedido foi feito pelos membros do G7 e foi informado em comunicado pelos ministros das Relações Exteriores da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Em comunicado, os ministros das Relações Exteriores dos setes países afirmara que estão “convencidos” de que é o momento de suspender a Rússia do conselho devido às “atrocidades” cometidas durante a invasão à Ucrânia.

Foram 93 votos favoráveis, 24 contra e 58 abstenções. O Brasil foi um países que decidiu se abster na votação. 

___________________________________________

RELACIONADAS

Zelenskiy exige posicionamento do Conselho de Segurança da ONU sobre a paz no mundo

Rússia nega acusação de mortes de civis na cidade de Bucha; Ucrânia pede investigação por crime de guerra

+ Assembleia Geral da ONU culpa Rússia por crime humanitário na Ucrânia

+Com 141 votos a favor, ONU aprova resolução contra Rússia

___________________________________________

A resolução adotada pela minuta de 193 membros da Assembleia-Geral expressa “grande preocupação com a crise humanitária e de direitos humanos em andamento na Ucrânia“, particularmente com relatos de abusos de direitos por parte da Rússia.

Sobre o massacre em Bucha, os países do G7 prometem que os responsáveis pelo massacre de civis em Bucha, cidade dos arredores de Kiev recém-libertada das tropas russas, serão “responsabilizados e processados”.

“As imagens inquietantes de civis mortos, vítimas de tortura e aparentes execuções, assim como os relatos de violência sexual e destruição de infraestrutura civil, mostram a verdadeira face da brutal guerra de agressão russa contra a Ucrânia e seu povo”, diz o comunicado do G7.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS