Um novo compromisso pela preservação da Amazônia, envolvendo poder público e empresas privadas, foi oficializado nesta quarta-feira (4), com o lançamento do Movimento Impacto Amazônia.
A iniciativa do Pacto Global da ONU foi apresentada pela primeira vez no Brasil em um evento na sede da Águas de Manaus, uma das empresas que participam da mobilização.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
As agendas de saneamento básico e segurança hídrica foram discutidas em uma série de painéis.
A programação contou com falas da ONU, Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Unicef, Águas de Manaus, Eletrobrás, BID Invest, Coca-Cola do Brasil e de outras organizações com atuação em todo o país.
“É importante envolver a sociedade, grandes formadores de opinião, empresas. É um ecossistema que tem consequências positivas quando trabalhado junto e com um objetivo comum. A Águas de Manaus participa ativamente deste movimento. Nós somos prestadores de serviço e levamos água potável e tratamento de esgoto, então entendemos que temos muito a contribuir e também a aprender para que, cada vez mais, a cidade tenha qualidade de vida”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.
O Impacto Amazônia é o primeiro Movimento do Pacto Global da ONU no Brasil a ter como foco uma região.
“Manaus está dentro do principal bioma regulador climático do mundo, inclusive a região possui o maior reservatório de água do mundo. É emblemático a gente fazer o lançamento no Brasil do Movimento Impacto Amazônia aqui. Agradecemos a Águas de Manaus por ter sediado o evento e pela parceria”, afirma Camila Valverde, diretora do Pacto Global da ONU no Brasil.
O Grupo Norte de Comunicação (GNC) esteve presente no evento e aderiu ao Movimento da ONU para manter a floresta em pé.
“Estamos presente no dia a dia, na casa das pessoas junto com a televisão, com rádio e com a comunicação através do portal. Estamos diariamente na vida das pessoas buscando melhorias e a ONU também vem aqui com esse objetivo. Como que a gente pode chegar na casa das pessoas de uma maneira melhor? Como podemos atender as pessoas melhor, através da água e do GNC”, comentou diretor Nacional do Grupo Norte de Comunicação, Diego Trajano.
“Que possa cada vez mais propagar cada vez mais boas práticas, bons métodos de governança e que as empresas consigam com isso crescer e se manter sustentável, esse é nosso objetivo”, declarou o diretor do Grupo Norte de Comunicação, Alexandre Rocha.
Impacto Amazônia
Por meio do engajamento dos setores público e privado, o Movimento Impacto Amazônia desenvolverá diversas ações específicas do Movimento e outras com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Para isso, serão colocados em prática planos de ação, diligências, apoio a projetos de bioeconomia nas comunidades amazônicas e o fortalecimento aos povos originários.
O Impacto Amazônia contará com uma estratégia de engajamento e desenvolvimento de ações junto às empresas que contempla dois pilares-chave: enfrentamento do desmatamento e manutenção da floresta em pé.
RELACIONADAS
+ VÍDEO: Movimento Impacto Amazônia tem lançamento nacional em Manaus