Um novo compromisso pela preservação da Amazônia, envolvendo poder público e empresas privadas, foi oficializado nesta quarta-feira (4), com o lançamento do Movimento Impacto Amazônia.

A iniciativa do Pacto Global da ONU foi apresentada pela primeira vez no Brasil em um evento na sede da Águas de Manaus, uma das empresas que participam da mobilização.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

As agendas de saneamento básico e segurança hídrica foram discutidas em uma série de painéis.

A programação contou com falas da ONU, Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Unicef, Águas de Manaus, Eletrobrás, BID Invest, Coca-Cola do Brasil e de outras organizações com atuação em todo o país.

“É importante envolver a sociedade, grandes formadores de opinião, empresas. É um ecossistema que tem consequências positivas quando trabalhado junto e com um objetivo comum. A Águas de Manaus participa ativamente deste movimento. Nós somos prestadores de serviço e levamos água potável e tratamento de esgoto, então entendemos que temos muito a contribuir e também a aprender para que, cada vez mais, a cidade tenha qualidade de vida”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

Movimento Impacto Amazônia, da ONU, tem lançamento nacional em Manaus Foto: Divulgação/ Águas de Manaus

O Impacto Amazônia é o primeiro Movimento do Pacto Global da ONU no Brasil a ter como foco uma região.

“Manaus está dentro do principal bioma regulador climático do mundo, inclusive a região possui o maior reservatório de água do mundo. É emblemático a gente fazer o lançamento no Brasil do Movimento Impacto Amazônia aqui. Agradecemos a Águas de Manaus por ter sediado o evento e pela parceria”, afirma Camila Valverde, diretora do Pacto Global da ONU no Brasil.

O Grupo Norte de Comunicação (GNC) esteve presente no evento e aderiu ao Movimento da ONU para manter a floresta em pé.

“Estamos presente no dia a dia, na casa das pessoas junto com a televisão, com rádio e com a comunicação através do portal. Estamos diariamente na vida das pessoas buscando melhorias e a ONU também vem aqui com esse objetivo. Como que a gente pode chegar na casa das pessoas de uma maneira melhor? Como podemos atender as pessoas melhor, através da água e do GNC”, comentou diretor Nacional do Grupo Norte de Comunicação, Diego Trajano.

“Que possa cada vez mais propagar cada vez mais boas práticas, bons métodos de governança e que as empresas consigam com isso crescer e se manter sustentável, esse é nosso objetivo”, declarou o diretor do Grupo Norte de Comunicação, Alexandre Rocha.

Impacto Amazônia

Por meio do engajamento dos setores público e privado, o Movimento Impacto Amazônia desenvolverá diversas ações específicas do Movimento e outras com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Para isso, serão colocados em prática planos de ação, diligências, apoio a projetos de bioeconomia nas comunidades amazônicas e o fortalecimento aos povos originários.

O Impacto Amazônia contará com uma estratégia de engajamento e desenvolvimento de ações junto às empresas que contempla dois pilares-chave: enfrentamento do desmatamento e manutenção da floresta em pé.

RELACIONADAS

+ VÍDEO: Movimento Impacto Amazônia tem lançamento nacional em Manaus