A operação Garantia da Lei e da Ordem (GLO) começou nesta segunda-feira (6) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo. A GLO foi assinada pelo presidente Lula e pelos ministros da Defesa, José Múcio ; e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram


3,7 mil militares da Aeronáutica, do Exército e da Marinha passarão a atuar em ações de combate ao crime de tráfico de drogas e de armas.

GLO

A operação de Garantia da Lei e da Ordem é realizada somente por determinação do Presidente da República, e terá o prazo de 6 meses. A operação é realizada em casos quando há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, como Polícia Militar e Polícia Civil, em graves situações de criminalidade. Normalmente, é decretada quando os governos estaduais pedem ajuda federal.

“A situação chegou a uma situação muito grave, a violência que nós temos assistido ela tem se agravado a cada dia que passa e nós então resolvemos tomar uma decisão fazendo com que o governo federal participe ativamente com todo o potencial que ele tem, para que a gente possa ajudar os governos dos estados e ajudar o próprio Brasil a se livrar do crime organizado, da quadrilha, do tráfico de drogas e do tráfico de armas.” disse o presidente Lula durante a assinatura da GLO.

RELACIONADAS

+ Lula assina GLO para portos e aeroportos entre Rio e São Paulo