Cerca de 1.250 produtos irregulares de lojas de brinquedos e roupas infantis do Centro de Manaus foram apreendidos nesta quinta-feira, 30, durante operação Fake Toy, realizada pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) e Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM).

A operação foi realizada com o intuito de conter a venda de produtos falsificados em estabelecimentos focados em itens para crianças. Quatro lojas foram autuadas pelo Procon-AM.

___________________________________

RELACIONADAS

+ No Amazonas, carregamento de blusas falsificadas é apreendido no rio Solimões

+ Receita Federal apreende camisas esportivas falsificadas no Tarumã

+ Homem é preso com mochilas falsificadas em embarcação, no AM

___________________________________

De acordo com o titular da delegacia, Eduardo Paixão, mercadorias comercializadas nessas condições colocam em risco a saúde das crianças. 

“Não tivemos outra alternativa, senão autuar os quatro comércios e apreender os produtos falsificados para periciar e descartar no aterro sanitário de Manaus. Quando se trata da saúde das crianças, só existe o certo e o errado, não há margem para correr riscos com produtos piratas”, disse.

A venda de itens falsificados configura fraude no comércio (arts. 175 e 180 do Código Penal); crime contra relação de consumo, (art. 7º, VII e IX da Lei 8.137/90); crime de sonegação fiscal (Lei 4.729/65); crime contra consumidor (arts. 66 e 67 do CDC); e crime contra o registro de marca (arts. 189, I, e 190, I, da Lei 9.279/96).

______________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

VÍDEO: Adolescentes brigam em banheiro de escola, em Manaus

 

Trecho da BR 101, onde acidente matou 12 pessoas é liberado na Bahia

 

Final da Libertadores 2021: viajar para assistir Flamengo X Palmeiras no Uruguai não custa menos de R$ 15 mil

 

Sine Manaus e AM divulgam 264 vagas de emprego para esta quinta-feira

 

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 12 milhões nesta quinta-feira