As tropas do Comando Militar da Amazônia (CMA) iniciaram nesta segunda-feira (27), as ações previstas no desencadeamento da Operação Jacuixito nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga e São Paulo de Olivença, próximos na Faixa de Fronteira do Amazonas.

A ação tem a finalidade de prevenção e repressão a crimes transfronteiriços e ambientais na área de operações.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A Operação Jacuixito está sendo realizada pela 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl).

Conforme o CMA, a ação é um esforço para promover a dissuasão contra agentes estrangeiros na fronteira da Amazônia Ocidental.

O patrulhamento foi realizado com o uso das aeronaves do 4º Batalhão de Aviação do Exército, percorrendo uma distância total de 1188 km e pousando nas comunidades indígenas mais remotas, como a Aldeia Paraná e Maronal.

Operação Jacuixito

O patrulhamento é fazer o reconhecimento de postos e itinerários clandestinos, destacando a operacionalidade do Comando Militar da Amazônia ao desdobrar suas tropas em qualquer ponto da Amazônia Ocidental.

A Operação Jacuixito é uma iniciativa do Ministério da Defesa para garantir a segurança na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru.

Local onde ocorrem atividades ilícitas como o tráfico de drogas, armas e pessoas.

RELACIONADAS

+ Garimpo ilegal no AM: PF destrói balsas e dragas no Vale do Javari

+ Vale do Javari: PF deve ter base fluvial instalada no Amazonas

+ Vale do Javari recebe visita do governo federal e das forças de segurança

O Vale do Javari é uma área especialmente vulnerável a esses crimes, devido à sua proximidade com a fronteira e sua densa floresta tropical.

O CMA continuará por tempo indeterminado na região, como parte da operação, trabalhando em estreita integração com as comunidades locais e órgãos de segurança pública para garantir a defesa e a integridade territorial do Brasil na região da Amazônia Ocidental.