Vinte e três estados, incluindo o Amazonas, participam da 2ª fase da Operação Mute iniciada nesta segunda-feira (11). O objetivo é combater a comunicação ilícita do crime organizado dentro do sistema prisional do país.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

No Amazonas, a revista aconteceu no Centro de Detenção Provisória de Manaus II (CDPM II), localizado no Km 8 da BR-174.

A ação tem sido realizada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap), em conjunto com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), pertencente ao Ministério da Justiça.

A operação é feita de forma integrada e simultânea nos 23 estados, e prevista para se estender até o dia 15 de dezembro. 

“Esta é a segunda fase da operação, a primeira, realizada em outubro deste ano, foi um sucesso. Nenhum aparelho eletrônico foi encontrado na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), local da primeira fase revista”, afirmou o secretário da Seap, coronel Paulo César.

2ª da Operação começou nesta segunda-feira (11) – Foto: Divulgação/ Seap

Apoio nas unidades

Com o apoio do Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP), 19 policiais foram designados para a operação. Foram feitas revistas nos pavilhões e celas das unidades em busca de aparelhos utilizados ilegalmente.

A Operação Mute busca evitar que o crime organizado se comunique com pessoas de fora dos presídios ou repasse de ordens dentro das unidades penitenciárias.

RELACIONADAS

+ ‘Operação Piracema’ aplica R$ 15 mil em multas no Tocantins

+ Guiana e Venezuela: Lula descarta operação GLO em Roraima

+ Garimpo ilegal em Manaus é desmobilizado em operação da PF e Ibama