Cotas em escolas e universidades para crianças e adolescentes órfãos podem ser estruturadas pelos ministérios dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento e Assistência Social.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A ação conjunta das pastas prevê o acréscimo desse público na política de cotas públicas foi divulgada nesta terça-feira (14).
O Portal Norte entrou em contato com o ministério comandado pelo professor Silvio Almeida que confirmou o interesse em amparar órfãos, principalmente os filhos de vítimas da Covid-19.
Outra iniciativa que está sendo estudada é um repasse financeiro nacional para as crianças que perderam seus pais na pandemia.
Órfãos da Covid-19
Algumas unidades da federação, como a Paraíba e o Distrito Federal, contam com projeto que transfere um auxílio financeiro para órfãos pela Covid-19 com até 18 anos.
Ao final da CPI da Covid-19 no Congresso Nacional, foi proposto non relatório oficial essa compensação pensionista para os filhos de vítimas da Covid-19.
O projeto, no entanto, ainda não teve tramitação no Legislativo.
RELACIONADAS
+ Covid-19 deixou 40 mil crianças e adolescentes órfãos de mãe no Brasil
+ Covid-19: Manaus conta com 75 pontos de vacinação nesta terça
+ Ministério da Saúde antecipa vacinação contra Covid-19 para povo Yanomami
Pesquisadores da Fiocruz estimam que, nos dois primeiros anos da pandemia de Covid-19, ao menos 40.830 crianças perderam mães por causa da doença, do total de quase 700 mil mortes registradas no País.