A Polícia Federal, com apoio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, deflagrou, na última quinta-feira, dia 26 de julho de 2021, a Operação Woodstock . 

Com objetivo de combater a atuação de organizações criminosas, em sua maioria sem licença de operação perante o órgão de fiscalização ambiental, dedicadas a extração ilegal de madeira e comercialização de madeira beneficiada sob a forma de paletes para empresas situadas no Município de Manaus.

A atuação policial desmantelou três pessoas jurídicas, resultando em 4 quatro prisões em flagrante. 

Na ação foram apreendidos dois caminhões, dois tratores, duas caminhonetes, duas empilhadeiras, uma motosserra, três bancadas de serra, quatro destopadeiras de madeira de bancada, duas pistolas de prego elétricas e 257 m³ (duzentos e cinquenta e sete metros cúbicos) de madeira.

Lei 

Os envolvidos foram enquadrados nos tipos penais de extração ilegal de madeira (art. 46, parágrafo único da Lei n° 9.605/1998); dificultar fiscalização ambiental (art. 69, parágrafo único da Lei n° 9.605/1998); funcionamento de estabelecimentos potencialmente poluidores, sem licença dos órgãos ambientais competentes (art. 60, parágrafo único da Lei n° 9.605/1998); e receptação qualificada (art. 180, § 1° do Código Penal), cuja soma das penas pode superar os 12 anos de prisão.