No Dia do Orgulho LGBTQIA+ celebrado, nesta sexta-feira (28), o Distrito Federal se destaca por suas diversas políticas públicas voltadas a causa. Entre elas, está o ambulatório trans, que fornece serviços de saúde e acolhimento da comunidade LGBT.

Entre os serviços oferecidos, estão enfermagem, endocrinologia, psicologia, além de ser rede de apoio a pessoa em busca da própria identidade de gênero.

Acolhimento

O Ambulatório Trans busca proporcionar acolhimento a comunidade LGBTQIA+. Além disso, o local é o primeiro de Brasília a ser credenciado no Sistema Único de Saúde (SUS). Através dos serviços oferecidos, os profissionais do Ambulatório tem ajudado muitos Transéxuais que se sentem perdidos ou excluídos pela sociedade, que ainda apresenta casos de preconceito.

Segundo a coordenadora do espaço, Sidneia dos Santos explica que diariamente os profissionais de saúde são orientados para lidar de forma humanizada com transexuais e travestis. Ademais, ela afirma que os serviços prestados ocorrem de maneira contínua.

“Existe uma porta de entrada, mas não existe uma porta de saída para um processo de transição, porque é um processo para a vida toda. Até por isso as equipes precisam estar especializadas. E a gente caminha junto. O nosso serviço é de acolhimento, cuidado e promoção à saúde desse usuário de forma continuada”, disse a coordenadora.

Ao todo, o Ambulatório Trans atende cerca de 350 a 400 pessoas por mês. Quanto ao atendimento, o mesmo ocorre de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 19h.

Superação

Contudo, este não é o único centro de acolhimento e ajuda a comunidade LGBTQIA+, pois a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes-DF) possui parceria com outro local especializado. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Diversidade também atua em apoio a pessoas LGBT.

Entretanto, o local possui um foco maior em atendimentos psiquiátricos e de acolhimento a pessoas que buscam superar casos de violência, violação dos direitos sexuais, busca pela identidade de gênero, entre outras.

Ademais, o centro também fornece assistência a pessoas da comunidade LGBTQIA+ que querem agilizar o processo de retificação da Certidão de Nascimento, do nome e gênero.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.