A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o Oriente Médio está à beira de uma catástrofe e faz apelo humanitário.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, publicou neste domingo (15) uma mensagem para que o Hamas liberte os reféns imediatamente e que Israel conceda ajuda humanitária aos civis em Gaza.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Veja a publicação no perfil ONU Brasil do X, deste domingo (15):

Em declaração na sexta-feira (13) Guterres disse que era extremamente perigoso “mover mais de um milhão de pessoas através de uma zona de guerra densamente povoada para um local sem comida, água ou alojamento, quando todo o território está sitiado, em alguns casos, simplesmente impossível”.

A Embaixada do Brasil enviou diplomatas para a fronteira entre Gaza e Egito para que a equipe preste assistência aos cidadãos brasileiros e auxilie nas negociações para que o grupo de 32 brasileiros que aguarda autorização do governo egípcio para cruzar a fronteira e sigam até o aeroporto do Cairo.

A expectativa é que eles sejam resgatados na manhã de segunda-feira (16). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, negociam a abertura da fronteira para realizar o resgate.

RELACIONADAS

+ Brasileiros continuam em Gaza aguardando autorização do Egito

+ Governo já repatriou 916 pessoas na operação Voltando em Paz

+ Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir guerra no Oriente Médio

+ Reunião do Conselho de Segurança da ONU termina sem acordo