O ex-BBB Fred Nicácio esteve no Rio de Janeiro para receber uma homenagem especial, promovida pela Câmara dos Vereadores.

Doutor Fred, como passou a ser chamado pelos fãs do reality, recebeu na quinta-feira (25) a Medalha Pedro Ernesto de honra ao mérito, proposta pela vereadora Thais Ferreira (Psol-RJ).

Após a condecoração, o ex-Brother conversou com o Portal Norte sobre sua participação no programa, em especial, o retorno após a repescagem.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“Os meus me entenderam. Pra quem eu voltei, a mensagem chegou. Então isso é o que vale a pena”, ressaltou.

A declaração do médico foi sobre o que considera o real motivo para regressar à edição 23 do programa.

Enquanto boa parte do público que ajudou a eliminá-lo, o enxergava como uma ameaça à conquista do prêmio pela então campeã Amanda Meirelles, o foco de Fred era outro.

Na entrevista, ele confirma que sua volta foi para cumprir uma missão, a qual, inclusive, foi a razão da honraria que recebeu da Câmara: visibilizar a luta antirrracista em rede nacional.

“Eu precisei vir para cá três vezes para poder finalizar a minha missão”, disse na época.

Ao Portal Norte, Nicácio reforçou a importância de sua representatividade no programa, principalmente, para a infância e juventude negra.

“Então, [a mensagem passada] foi para a Lavínia, de 7 anos, que entendeu, que se espelha e que se identifica… Então, quem tinha que entender, entendeu”.

A menina negra, que também foi homenageada pela vereadora durante a solenidade, se emocionou com a eliminação do então Brother.

A pequena Lavínia emocionada ao lado do ex-BBB na solenidade onde foram homenageados – Foto: Ascom/CMRJ

Com a sinceridade que marcou sua passagem pelo reality, Doutor Fred foi direto ao comentar sobre quem duvidou de suas intenções.

“E quem não entendeu, tem que fazer muito força para não conseguir entender ou ver. E quem não quer entender está do lado de lá da força, então, não é para eles que nós estamos lutando”.

Nas redes sociais, o médico celebrou e agradeceu pelas honrarias recebidas.

Ida e volta ao BBB

Fred Nicácio passou pela experiência de ‘sair’ três vezes do programa.

A última eliminação do ex-brother foi a mais apertada: ele saiu com 51,14% dos votos, numa disputa com Bruna Griphao que teve 47,53% e Sarah Aline, com 1,33%.

Após sua saída, todos os demais participantes pretos do programa – à exceção de Aline Wirley – foram eliminados em sequência, pelas chamadas ‘desérticas’.

O quarteto remanescente do Quarto Deserto era formado por Aline Wirley, Amanda Meirelles, Bruna Griphao e Larissa Santos, que também voltou após a repescagem.

Vítima de intolerância religiosa dentro do BBB, Fred Nicácio comentou sobre a decisão de acionar a Justiça contra alguns colegas de confinamento.

“Está ainda correndo em sigilo, mas a gente está avaliando essas possibilidades sim”.

Amizade com Domitila Barros

Para além dos conflitos com alguns participantes, Fred Nicácio construiu algumas amizades, dentre as quais, a que ficou conhecida pelo shipper ‘DocTila’.

A Miss Alemanha ficou bastante abalada quando o amigo saiu da casa mais vigiada do Brasil pela última vez.

Veja o vídeo da última despedida de Fred para Domitila:

Atualmente, os dois já transcederam os laços para fora do Projac e tiveram alguns encontros, como o tour pelo Complexo do Alemão, promovido pelo fundador do Voz das Comunidades, Rene Silva.

“A Domitila é tudo! Já já ela volta, da Alemanha, vai voltar a morar aqui no Brasil e a nossa amizade é uma coisa de irmandade. A gente se reconheceu lá dentro, a gente já combinou em outro plano de estarmos juntos aqui”.

RELACIONADAS

+ Em Cannes, ex-BBB Domitila Barros recebe prêmio internacional

+ Ex-BBB Camilla de Lucas se casa neste sábado, 13, no RJ; Veja fotos

+ Naldo Benny afirma ter recusado ida para BBB e A Fazenda

+ Você no BBB 24: inscrições para edição começam nesta sexta, 21

Medalha de honra

O ex-BBB recebeu a homenagem na Câmara do Rio numa semana em que os ataques racistas sofridos pelo jogador Vini Jr na Espanha repercutiram mundialmente.

“Olha, vou ser bem sincero, entra num lugar de muita honra pra mim, sabe? De muita gratificação e como um contraponto a isso que a gente tem visto e ouvido nesses últimos tempos”, destacou Nicácio.

“Estar aqui hoje é dizer para todos aqueles e aquelas que ofenderam ele que nós estamos aqui, nós vamos resistir. Cenas como essa não são mais admissíveis. Iremos parar o mundo se preciso for”, completou.

No discurso após o recebimento da medalha, Fred reafirmou o compromisso de seguir lutando contra o racismo em todos os espaços.

“(…) Essa luta não acaba aqui. Essa luta está apenas começando e nós temos muito combustível para poder queimar ainda. E quem não gostou, que se mude, porque aqui nós vamos ficar. Nós somos indigestos mesmo”.

“Um homem preto, gay, médico, comunicador incomoda muita gente, mas eu quero um monte de gente incomodando junto comigo”, alfinetou.

A vereadora Thais Ferreira (Psol-RJ) revelou em seu discurso que foi criticada por indicar a entrega das honrarias ao ex-BBB.

A parlamentar explicou que a iniciativa não desconsidera outros exemplos de lutas contra o racismo, mas reconhece o valor e o impacto do posicionamento do ex-BBB em TV aberta.

“Tivemos muitos questionamentos, Fred, e resistimos por você”, exaltou.

Assista o ex-BBB recebendo a Medalha Pedro Ernesto na Câmara do Rio:

Homenagens ao Dia de África

A data escolhida para a entrega da homenagem entrou oficialmente no calendário municipal como Dia de África, instituído a partir da Lei 7.617, de iniciativa da vereadora.

Além de Fred Nicácio, a Medalha Pedro Ernesto também foi entregue aos representantes do Comitê Gestor do Cais do Valongo e à empresa The African Pride.

Também estiveram presentes as deputadas estaduais Thainara Faria (PT-SP) e Renata Souza (Psol-RJ), que recomendou uma moção de aplauso para o ex-BBB.

A cerimônia contou com a apresentação do Bloco de Axé Filhos de Gandhi.