Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) móvel será instalada no centro histórico de Manaus, para ampliar o acesso da população aos serviços ofertados na campanha “Outubro Rosa”, mês de prevenção ao câncer de mama.

A UBS Móvel iniciará os atendimentos nesta sexta-feira (30), na praça Dom Pedro II, em frente ao Museu Cidade de Manaus (paço da Liberdade), onde será feita a abertura da campanha, às 8h30.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

-Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, a unidade móvel permanecerá no local por 14 dias.

Ela ressaltou que, ao longo do mês, todas as unidades da Semsa irão intensificar as ações voltadas para o controle do câncer de mama no município.

“O câncer de mama é o mais comum entre a população feminina no mundo e, infelizmente, ainda causa a morte de muitas mulheres na nossa cidade”, destaca.

Atendimento

As mulheres poderão buscar a UBS Móvel mesmo sem agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

É necessário ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

No local, as usuárias poderão realizar consulta médica e de enfermagem, exame clínico das mamas, coleta do exame preventivo (para mulheres de 25 a 64 anos) e solicitação do exame de mamografia (para mulheres de 50 a 69 anos).

A UBS Móvel também ofertará testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais, além da vacinação contra a Covid-19, hepatite B e vacina dT (antitetânica).

As ações do “Outubro Rosa” no entorno do paço da Liberdade contarão com apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

No local, uma unidade móvel da Semasc disponibilizará orientação psicológica e social às mulheres, além de rodas de conversa sobre os direitos da mulher e oficinas com o objetivo de contribuir para a autonomia econômica e geração de renda desse público..