Desde o último fim de semana, pilotos de companhias aéreas registram avistamentos de objetos voadores não identificados (Ovnis), no céu de Porto Alegre, no Sul do Brasil, mas vários especialistas estão prestes a desvendar o mistério.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, Rio Grande do Sul, apontou a hipótese mais plausível para o fenômeno, até o momento.

De acordo com a opinião do especialista, um dos possíveis Ovnis que podem estar sendo avistados são satélites da Starlinks da nova geração lançados recentemente.

“A hipótese mais plausível até o momento consiste em, estas luzes possuírem como fonte, satélites que se deslocam em órbita baixa. Um dos possíveis satélites que podem estar sendo avistados são o Starlinks da nova geração lançados a pouco tempo. Estes novos modelos podem refletir muito mais a luz solar”, explica Jung.

RELACIONADAS

+ OVNIs: pilotos relatam luzes não identificadas no céu de Porto Alegre

+ Nasa diz que estudará existência de Ovnis

+ Nasa contratará equipe científica para estudar OVNIs

Relatos

Os primeiros relatos diziam que o registro de luzes apresentavam padrão circular ou elíptico no céu a uma altitude de cerca de 9 km.

No dia 4 de novembro, o Observatório Espacial Heller & Jung, localizado na cidade de Taquara, a 70 km da capital Porto Alegre, registrou imagens de luzes refletidas nas camadas superiores de nuvens provenientes de outras localidades distantes.

Ainda segundo o professor Carlos Jung, nos dias 6, 7, 8 e 9 de novembro, mais pilotos avistaram luzes com outros padrões de comportamento.

“Estas luzes apresentavam movimento em direções diferentes, indicando possíveis objetos como origem da fonte luminosa. Registros foram feitos por pilotos e por câmeras instaladas em Porto Alegre”, conta.

Ovinis

O especialista alerta, no entanto, que não se descarta nenhuma hipótese até o momento, nem mesmo possíveis objetos de natureza não terrestre.

“Mas a luz da ciência estamos analisando os avistamentos utilizando dados científicos e imparcialidade para determinar a verdadeira origem e fenômenos que possam estar gerando estas luzes observadas por pilotos de jatos comerciais”, pontua.

Starlink

O Starlink é um projeto de desenvolvimento de constelações de satélites em andamento pela empresa americana SpaceX, de Elon Musk.

O objetivo é desenvolver uma plataforma de satélites de baixo custo e alto desempenho e transceptores terrestres de clientes necessários para implementar um novo sistema de comunicação baseado na internet.

Para o youtuber e ufólogo Mick West, o efeito se trata de um reflexo da luz solar nos satélites Starlink, conhecido como “Starlink Flare”.

O fenômeno faz com que eles sejam visíveis a olho nu na superfície do planeta, refletindo a luz solar e causando confusões sobre OVNIs no mundo todo.

Segundo o próprio ufólogo, o mesmo fenômeno é comumente observado em grandes altitudes por pilotos de diversas regiões do planeta. Mesmo durante o inverno no Brasil e o verão no Hemisfério Norte, as luzes podem ser ainda mais fortes devido à inclinação da Terra.

Atualmente, a empresa espacial de Elon Musk enviou cerca de três mil satélites Starlink para o espaço, a uma distância de 550 quilômetros da Terra.

No entanto, é importante destacar que ainda não foi divulgada nenhuma explicação oficial para a presença das luzes vistas por pilotos brasileiros e moradores da região.

Veja vídeo do momento em que luz aparece:

Vídeo: Reprodução/Youtube/Elmobressani