Ícone do site Portal Norte

Pacheco contesta decisão do STF sobre porte de maconha

Pacheco critica decisão do STF sobre descriminalizar porte de maconha

Pacheco critica decisão do STF sobre descriminalizar porte de maconha. Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), discordou da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização do porte de maconha.

Nesta terça-feira (25), o tribunal formou maioria para descriminalizar o porte da droga.

“Eu discordo da decisão do Supremo Tribunal Federal de descriminalização do porte de drogas para uso pessoal”, destacou.

Pacheco afirmou que o STF “está invadindo a competência técnica da Anvisa e legislativa do Congresso Nacional”.

Ele também argumentou que “existe uma lógica jurídica e racional que não pode ser determinada por uma decisão judicial”.

PEC contra drogas

O senador Rodrigo Pacheco, autor da PEC 45, que proíbe o porte de drogas em qualquer quantidade, argumenta que o debate sobre a descriminalização deveria ocorrer exclusivamente por meio do processo legislativo e não por decisão judicial.

Atualmente, o texto está em tramitação na Câmara dos Deputados, onde já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Para que seja promulgado pelo Congresso Nacional, o texto ainda precisa passar por uma segunda comissão e pelo plenário principal da Casa, sem alterações de conteúdo.

Caso a PEC seja modificada pelos deputados, será necessário que o Senado reanalise o texto.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile