Nesta segunda-feira (29) cinco unidades começam a emitir documentação para Pessoas com Deficiências (PcDs) em Manaus.

O Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) emite a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPCD), entre outros.

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Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h, em cinco unidades espalhadas na capital amazonense.

O serviço será solicitado mediante relatório com Classificação Etária Internacional de Doenças e Problemas relacionados à Saúde (CID).

Documentos

Poderão ser solicitados os seguintes documentos:

  • Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea);
  • Passe Legal (desconto ou passagem gratuita no transporte intermunicipal);
  • Linha de Crédito do programa + Crédito Inclusão (financia empreendimentos de PcDS ou seus responsáveis legais). 

Haverá, ainda, o agendamento junto ao IMMU para a emissão do Passa-Fácil e Credencial de Estacionamento para Idoso e PCD.

Além desses, o agendamento do Passe Interestadual, que terá seu formulário analisado pelo Governo Federal.

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PACs em Manaus

Os serviços estarão disponíveis nas seguintes PACs:

  • Alvorada, na avenida Desembargador João Machado 4.922;
  • Compensa, na avenida Brasil, 1.325;
  • Parque Dez, na avenida Tancredo Neves, 668;
  • ViaNorte, na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3.760, Monte das Oliveiras;
  • São José, na avenida Cosme Ferreira, e no Studio 5, na avenida Rodrigo Otávio, 355, Distrito Industrial 1.

A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, reforça o objetivo em garantir os serviços mais próximos da população.

O serviço foi descentralizado de uma única sede para os pontos cinco pontos do PAC.

Como solicitar

Para os serviços de emissão de carteirinhas, os interessados deverão preencher um requerimento e anexar um relatório médico.

O documento deve conter a indicação da Classificação Etária Internacional de Doenças e Problemas relacionados à Saúde (CID).

Além disso, deve conter RG, CPF, certidão de nascimento, tipo sanguíneo, comprovante de residência, número de telefone e foto 3×4. 

O responsável legal da pessoa com TEA deve apresentar o documento de identificação, comprovante de residência, telefone e e-mail.