Pais de crianças autistas foram à sede da Unimed Fama, na Zona Centro-Sul de Manaus, para protestar contra a falta de serviços em clínicas especializadas.

Eles se reuniram com cartazes em frente ao prédio da operadora de plano de saúde, na tarde desta quinta-feira (31).

Até 17h, nenhum profissional da Unimed Fama apareceu para conversar com as famílias.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Entoando palavras de ordem, eles também usavam nariz de palhaço e apito como forma de chamar atenção para a forma de como vêm sendo tratados pelo empresa de saúde.

Segundo os pais, os filhos estão com o desenvolvimento prejudicado diante da não autorização de atendimento em locais adequados e já utilizados em outro momento pelas crianças.

“A gente tá aqui tentando falar com alguém responsável. Eles não abrem. Não tem atendimento presencial. Todas as portas têm três saídas e todas elas estão fechadas. Tem gente aqui, mas ninguém vem aqui atender, abrir a porta, falar alguma coisa, dar alguma posição”, relata uma das mães que participou do ato.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, outro participante do ato revelou que os pais já tentaram contato por todos os meios disponíveis.

“[tentamos] por protocolo na Internet, na ANS, que inclusive eles respondem que está funcionando tudo normalmente, sendo que de fato não é. Quem tá aqui presencial, sentido na pele, sabe que não tá funcionando da forma que estão falando”, destacou.

Drama dos pais

No começo de agosto, o Portal Norte repercutiu o caso de mães que enfrentam problemas para conseguir assistência médica, por meio dos planos de saúde Unimed Fama e Samel, aos filhos com TEA, na capital amazonense.

Algumas denúncias apontam que as operadoras não estão pagando as clínicas conveniadas e os serviços estão suspensos.

Além disso, há dúvida sobre a especialização de alguns locais oferecidos para o tratamento.

RELACIONADAS

+ Autismo e plano de saúde: especialista alerta para práticas abusivas

+ Advogado enfatiza que plano de saúde deve custear procedimentos médicos

+ Audiência debate mudanças na Lei dos Planos de Saúde em Manaus

Na época, o Portal Norte entrou em contato com os dois planos de saúde, mas não conseguiu resposta sobre a falta de assistência relatada pelos pais dos autistas.