A Europa teve fenômenos climáticos contrastantes nesta quarta-feira (4), com frio extremo e tempestades de neve nos países nórdicos e ventos fortes e chuvas no oeste do continente.
Na Escandinávia, escolas e estradas foram fechadas por causa da neve. No Reino Unido, pelo menos uma pessoa morreu em decorrência das chuvas.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
As temperaturas caíram abaixo de 40ºC negativos na região nórdica pelo segundo dia consecutivo.
Em Kvikkjokk-Årrenjarka, na Lapônia sueca, o termômetro registrou -43,6ºC, a temperatura mais baixa na Suécia em 25 anos.
Temperaturas extremamente baixas, neve e ventos fortes interromperam o transporte em toda a região nórdica, com várias pontes fechadas e alguns serviços de trem e balsa suspensos. Várias escolas na Escandinávia foram fechadas.
Condições amenas, mas úmidas e ventosas prevaleceram mais ao sul, onde uma tempestade causou estragos em partes da Europa Ocidental.
RELACIONADAS
+ Tempestade provoca grandes inundações na Califórnia, nos EUA
+ Fenômeno La Niña prolonga secas e inundações pelo mundo
Inundações
Mais de 300 alertas de inundação estavam em vigor em toda a Inglaterra e País de Gales nesta quarta-feira (3), enquanto 10 mil casas permaneciam sem energia.
Um alerta severo de inundação foi anunciado para o rio Nene, em Northampton, no centro da Inglaterra. Vários moradores foram retirados de casas-barco e caravanas no vizinho Billing Aquadrome.
A rede ferroviária do Reino Unido foi atingida por inundações e cortes de energia, com muitos operadores relatando problemas contínuos para o deslocamento para o trabalho.
Na França, as chuvas começaram a atingir as regiões norte de Pas-de-Calais e Nord no domingo (31), e forçou a retirada de cerca de 200 pessoas e derrubou a energia de 10 mil famílias.
As estradas da cidade de Blendecques se transformaram em cursos d’água, e as autoridades alertaram os moradores das áreas sob alerta de inundação, para restringir seus movimentos até que o nível da água diminua.
Centenas de equipes de emergência de toda a França se mobilizaram para resgatar pessoas de casas inundadas e estradas limpas, e reforços de pessoal e equipamentos vieram da República Tcheca, Eslováquia e Holanda, já encharcada.
Partes da Alemanha também estavam lidando com inundações, que podem ser agravadas por mais chuvas no estado mais afetado do noroeste da Baixa Saxônia.