A entidade responsável pela organização dos Jogos Pan-Americanos, a Panam Sports, anunciou hoje a retirada da cidade de Barranquilla, na Colômbia, como sede da edição de 2027 do evento.

A decisão foi tomada devido a quebras de contratos por parte da cidade colombiana, revelou a entidade sem detalhar as violações contratuais.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O Comitê Executivo da Panam Sports decidiu, de forma unânime, retirar a sede após a cidade não cumprir os prazos estabelecidos. Mesmo após a aceitação de uma prorrogação solicitada por Barranquilla, a falta de resposta dentro do novo prazo levou à decisão de retirar o direito de sediar o evento continental em 2027.

A entidade lamentou a situação, afirmando que a decisão foi tomada pensando no futuro do maior evento multiesportivo das Américas e nos atletas do continente.

O anúncio ocorre pouco mais de dois meses após a confirmação da realização do Pan na cidade colombiana.

A sede para 2027 ainda não foi divulgada, deixando em aberto as possibilidades.

São Paulo surge como uma opção viável, especialmente considerando a candidatura brasileira lançada em outubro para receber a edição de 2031.

A Prefeitura de São Paulo e o Comitê Olímpico do Brasil não se manifestaram sobre a antecipação da candidatura para 2027 em substituição a Barranquilla.

RELACIONADAS

+ Paratletas amazonenses são destaques nos Jogos Parapan-Americanos no Chile

+ Carreata celebra conquista do esporte amazonense nos Jogos Pan-Americanos