O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (28), que seu antecessor, o papa Bento XVI, está “muito doente” e pediu aos fiéis que rezem pelo pontífice emérito, de 95 anos, para que Deus o console “até o fim”.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O Vaticano não deu mais detalhes sobre a saúde de Bento XVI, que renunciou ao cargo de pontífice em fevereiro de 2013, tornando-se o primeiro papa a se aposentar em 600 anos.

Bento XVI vive em um convento no Vaticano. Nos últimos anos, ele dedicou sua vida pós-papado à oração e à meditação e, segundo relatos, a saúde do religioso alemão tem ficado cada vez mais frágil.

“Gostaria de pedir a todos uma oração especial, pelo papa emérito Bento”, disse Francisco após uma audiência de uma hora.

“Lembre-se dele. Ele está muito doente”, disse Francisco. Peça “ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor pela igreja, até o fim”.

RELACIONADAS

+ Papa pede fim do ódio no Brasil e reza pelo país

+ ‘Entreguei minha carta de renúncia em caso de impedimento médico’, diz Papa

+ Missa do Galo: Papa critica guerras e faz referência à Ucrânia

Não ficou claro se Francisco estava se referindo à saúde de Bento em geral ou se seu antecessor sofre de alguma nova doença.

Um porta-voz do Vaticano, questionado sobre a saúde de Bento XVI, disse que a assessoria de imprensa estava buscando mais informações.

Há alguns meses, o secretário de longa data de Bento XVI, o arcebispo Georg Gaenswein, disse ao Vatican News que o papa emérito estava “relativamente fraco”, embora “de bom humor”.