Animais silvestres mantidos como atração turística em um balneário na cidade de São Caetano de Odivelas, no interior do Pará, foram recuperados pela Polícia Civil do Estado, em uma ação conjunta com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas).
A polícia resgatou cerca de 18 jabutis, 2 papagaios, 2 faisões em situação de maus tratos, pavões e peixes não nativos da fauna local.
Os responsáveis pelo balneário em São Caetano, no Pará, serão multados em mais de R$ 10 mil apenas pela posse dos animais silvestres. O local passa por uma reforma de ampliação, com desmatamento, poluição e desvio do leito do riacho, o que será confirmado mediante perícia científica.
“A equipe ainda encontrou no estabelecimento, dois faisões em situação de maus tratos. As asas dos animais haviam sido cortadas, para que não conseguissem fugir do cativeiro. Outras aves exóticas que eram expostas para a visitação turística, como pavões, também foram resgatadas”, afirma o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende.
As espécies não nativas, quando inseridas no meio ambiente, podem ocasionar um grande desequilíbrio com a predação de animais nativos.