Deputados e senadores do Rio Grande do Sul vão acionar a Justiça para pedir o o adiamento do Enem dos Concursos, que está marcado para acontecer no domingo (5).
O deputado Marcel Van Hattem (NOVO-RS) publicou, nesta sexta-feira (3), em sua conta no X, que todos os parlamentares do Sul assinaram um documento pedindo a “suspensão do concurso público de domingo para os gaúchos” O documento será enviado ao governo federal.
Ainda nesta sexta-feira, os parlamentares se reuniram na Assembleia Legislativa para buscar soluções quanto a situação de calamidade que o Sul enfrenta.
Até o momento, o governo federal decidiu manter a aplicação das provas em todo o Brasil. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já havia pedido o adiamento do exame para o estado, que sofre com as fortes chuvas.
Nestas sexta, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, realiza uma entrevista para falar sobre a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que acontece neste domingo (05).
Chuvas no Sul
O Rio Grande do Sul registrou 37 mortes em decorrência das chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. O governo já registrou o desaparecimento de 74 pessoas.
Até o momento, 4.645 pessoas estão em abrigos e 10.242 estão desalojadas. O número de municípios afetados chegou a 154. O governador, Eduardo Leite, pediu atenção especial das pessoas para que levem a sério as recomendações de evacuação de locais atingidos. “Estamos em uma situação absurdamente excepcional”.
Mais de 328 mil pontos estão sem energia elétrica no estado e 541,5 mil clientes estão sem abastecimento de água. Um total de 494 escolas estão afetadas em todo o estado, danificadas, servindo de abrigo, com problemas de transporte ou com problema de acesso.