Para celebrar 208 anos do nascimento de São João Bosco, a paróquia Dom Bosco de Manaus realiza o tradicional arraial bosconiano no sábado (19), a partir das 18h.

Com entrada gratuita, o evento contará com bingo, pescaria, apresentações de dança e comidas típicas no valor de R$ 2 até R$ 15.

Fundador da congregação salesiana, Dom Bosco será homenageado na paróquia também com celebração do tríduo nos dias 16, 17 e 18 de agosto.

Já no sábado, as homenagens iniciam às 17h com uma procissão nas dependências do Colégio Dom Bosco seguido da missa e, por fim, o esperado arraial.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo o pároco Pe. Alberto Rypel, esta é uma oportunidade para homenagear a trajetória do Santo e promover a integração da comunidade.

“Como paróquia estamos fazendo laços entre nós por meio da espiritualidade salesiana, do evangelho. O arraial traz a proximidade entre as pessoas, a convivência em comunidade, lembrando os ensinamentos de Dom Bosco voltados para a juventude”, explica.

Para o agente de pastoral, Daniel Souza, esta é uma data aguardada pela comunidade da paróquia e Colégio Dom Bosco e comunidades vizinhas.

“É um evento muito esperado pela comunidade salesiana, em especial porque diferente de outras paróquias nós não fazemos a celebração do padroeiro na época da celebração litúrgica dele, celebramos seu nascimento, o dia que Deus deu ao mundo, o presente que foi Dom Bosco e toda sua obra”, afirma em referência ao trabalho religioso do padroeiro com as crianças e os jovens.

O agente de pastoral também destaca o retorno das celebrações após a pandemia de Covid-19, a qual impossibilitou a festa durante dois anos seguidos.

“Devido a pandemia, muitos acabaram se afastando e o arraial é uma festa de união, de comunhão, muitos ex-alunos comparecem e aproveitam esse momento para reencontrar os amigos, o Colégio e a obra de Dom Bosco, por isso o arraial expressa bem esse momento de as pessoas estarem unidas em prol de alguma coisa”.

As barracas de brincadeiras e alimentação são organizadas pelas próprias pastorais da comunidade que, com a ajuda de doações, conseguem manter o preço popular das comidas típicas e reverter o lucro para melhorias na igreja.

“Nós fazemos essa arrecadação para a manutenção da comunidade, para manter recursos que são indispensáveis nas pastorais e no ambiente que utilizamos para evangelização”, afirma o pároco em referência às reformas realizadas na comunidade nos últimos anos.

Paróquia Dom Bosco

Atuante dentro das dependências do Colégio Dom Bosco, a paróquia Dom Bosco Centro possui celebrações aos finais de semana nos sábados às 18h e domingos às 8h.

Também realiza sacramentos como casamentos e batizados, com igreja de capacidade para 600 pessoas e estacionamento privado.

Integram a comunidade as pastorais de liturgia, coral, ministros extraordinários da eucaristia, coroinhas, catequese, terço da divina misericórdia e oratório salesiano aos domingos com crianças e jovens da comunidade.

RELACIONADAS

+ Papa Francisco declara que mulheres trans também são ‘filhas de Deus’