O partido Solidariedade anunciou neste domingo (17) a expulsão do prefeito de Barra do Piraí (RJ), Mário Esteves, após sugerir “castrar” as mulheres da cidade para controlar o número de crianças.

Em nota, o partido considerou a fala do prefeito “misógina, demonstrando total desrespeito às mulheres”. A decisão da Direção Regional do partido foi unânime.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A declaração do prefeito, feita durante um evento público no interior do Rio de Janeiro, na quinta-feira (14), repercutiu nas redes sociais.

“O que não falta em Barra do Piraí é criança. Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara”, disse Esteves, durante a inauguração de uma creche.

Veja nota oficial:

A presidente da Comissão OAB Mulher do Rio de Janeiro, Flávia Pinto Ribeiro, também divulgou nota em repúdio à fala de Mário:

“Em consonância com nossos princípios de igualdade de gênero, respeito e promoção dos direitos das mulheres, anuímos integralmente à manifestação da Subseção de Barra do Piraí em condenação às palavras e atitudes que refletem misoginia, desrespeito e discriminação de gênero.

Nossa Comissão OAB Mulher reitera o compromisso contínuo de combater atos preconceituosos e discriminatórios, bem como de trabalhar incansavelmente pela construção de uma sociedade mais igualitária e justa para todas e todos.

Estamos unidos na busca por um ambiente onde todas as mulheres sejam respeitadas e tenham seus direitos preservados, endossamos a posição Subseção de Barra do Piraí e nos solidarizamos com seus esforços em prol dessa causa”.

RELACIONADAS

+ Solidariedade expulsa advogado do 8/1 que atacou ministros do STF