A gratuidade no transporte público através do Passe Livre vai estar disponível, na próxima segunda-feira (6), aos alunos que tenham o direito ao benefício.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Estudantes de Manaus já podem consultar se estão aptos a usar a gratuidade no sistema público da cidade.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), disponibilizou um acesso rápido no site, para que os alunos verifiquem seu cadastro.

O serviço irá facilitar o acesso aos estudantes que ainda têm dúvidas se o benefício do Passe Livre já foi concedido.

Localizado na página inicial do site, o botão “Consulte seu cadastro” está na parte inferior no meio da página que leva à outra página com o serviço “Verificação de Status de Gratuidade Estudantil”, em que os estudantes devem informar o número do CPF.

RELACIONADAS

+ Começa cadastro da meia-passagem de estudantes em Manaus; saiba mais

+ Meia-passagem: cota de férias é disponibilizada em janeiro em Manaus

+ Estudantes ainda podem fazer recadastramento para garantir meia-passagem estudantil em Manaus

Para utilizar os serviços, o IMMU ressalta a importância de manter atualizado no banco de dados da escola, o número do CPF e do CEP da moradia, para ter acesso à gratuidade.

“O CEP é importante, porque é com base nessa informação que é feito o cálculo da distância da casa dos estudantes em relação à localização da escola. Frisamos que é garantida a gratuidade a estudantes que moram a mais de um quilômetro da escola. Caso o aluno more a menos de um quilômetro tem direito a meia-passagem estudantil”, explicou a chefe de Divisão de Atendimento Social do IMMU, Jamily Campelo.

Regras do Passe Livre

Os estudantes beneficiados com a gratuidade devem ficar atentos às regras de uso do Passa-Fácil Estudantil.

A gratuidade do Passe Livre visa atender às necessidades dos estudantes para ir e retornar das escolas, por isto, não poderá ser utilizada aos domingos e feriados.

Cada aluno tem direito a até 44 passagens mensais, não cumulativas e proporcionais ao número de dias letivos de presença exigida nas instituições de ensino.

Alguns dos requisitos são: ser estudante da rede municipal ou estadual de ensino, e a escola deverá estar a mais de um quilômetro de distância de onde o estudante mora.

Caso a cota mensal seja integralmente utilizada, o estudante que necessitar utilizar o transporte coletivo pagará o valor correspondente à metade da tarifa pública básica, por meio de recarga eletrônica de seu cartão.

O número é limitado a 16 passagens adicionais mensais no Passe Livre.

Ainda como regra do Decreto nº 5.239, de 26 de janeiro de 2022, renovado este ano, perderá o direito ao benefício da gratuidade, por meio de suspensão ou cancelamento, os estudantes que praticarem uso indevido do benefício, como disponibilizar o cartão para ser usado por outra pessoa.

A fraude pode ser detectada através de biometria facial monitorada pelo Sinetram.