Ícone do site Portal Norte

Patinadora russa Kamila Valieva recebe suspensão de 4 anos por doping

Patinadora tem a opção de recorrer da decisão nos próximos 30 dias - Foto: Reprodução/Instagram @kamilavalieva26

Patinadora tem a opção de recorrer da decisão nos próximos 30 dias - Foto: Reprodução/Instagram @kamilavalieva26

Kamila Valieva, uma das estrelas da patinação artística russa, foi suspensa por quatro anos pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), em decorrência de um teste antidoping positivo durante o Campeonato Russo em 25 de dezembro de 2021.

A suspensão, anunciada nesta segunda-feira (29), terá efeito retroativo, considerando os resultados da atleta desde o momento do teste.

Como resultado, todas as conquistas de Valieva desde dezembro de 2021 serão anuladas, incluindo sua participação nas Olimpíadas de Inverno de Pequim em 2022, onde conquistou ouro por equipes.

O caso de doping de Valieva veio à tona durante os Jogos de Pequim, levando o Comitê Olímpico Internacional a não distribuir as medalhas da prova por equipes.

A decisão sobre se os russos perderão o ouro ainda está pendente, com os Estados Unidos, Japão e Canadá como possíveis beneficiários das medalhas em caso de desqualificação da Rússia.

Valieva, que tinha 15 anos na época do teste, agora com 17 anos, também perderá o ouro conquistado no individual feminino do Campeonato Europeu de 2022.

A patinadora tem a opção de recorrer da decisão nos próximos 30 dias, mas até o momento não se manifestou sobre o ocorrido.

No entanto, a Agência de Antidoping Russa (Rusada) anteriormente concluiu que Valieva não agiu com “culpa ou negligência” na ingestão da substância proibida, considerando-a um caso de ingestão acidental da substância trimetazidina.

Apesar disso, a entidade decidiu manter o cancelamento dos resultados conquistados por Valieva no campeonato de 2021 e advertir a atleta.

Sair da versão mobile