Em Boa Vista, mulheres vítimas de violência doméstica podem contar com o serviço da Patrulha Maria da Penha. E, elas têm precisado mais em 2023.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), em 2022, a Patrulha Maria da Penha atendeu mais de 1.500 mulheres,

Esses números pioraram em 2023. Dezembro mal iniciou e mais de 2.050 mulheres já foram atendidas com medidas protetivas até então.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A Patrulha, nesse sentido, é mais uma arma no enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres.

O enfrentamento envolve acolhimento, atendimento humanizado e proteção para quem sofreu esse tipo de violência.

O grupamento da Guarda Civil Municipal, então, trabalha na linha de frente, assegurando a saúde física e mental das mulheres assistidas por suas equipes.

Patrulha Maria da Penha já atendeu mais 2000 mil vítimas de violência em RR
2.056 mulheres com medidas protetivas já foram atendidas com a patrulha – Foto: Prefeitura/Divulgação

Equipes realizam visitas nas casas das vítimas

Comparando com o ano anterior, as visitas domiciliares aumentaram significativamente, passando de pouco mais de 6 mil em 2022 para mais de 10 mil em 2023.

Segundo a Guarda Civil Jessyka Pereira, o aumento nas denúncias é atribuído ao acesso à informação e ao encorajamento das mulheres para relatar casos de violência.

“As mulheres estão tendo acesso à informação, se encorajando e denunciando. Hoje as vítimas sabem que existe a Lei Maria da Penha, uma rede de proteção e a Patrulha Maria da Penha, com atendimento específico através da Guarda Civil Municipal”, disse.

Além do atendimento direto, a Patrulha Maria da Penha realiza ações de prevenção e orientação, como palestras em projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista, campanhas de sensibilização e visitas a escolas públicas municipais urbanas e rurais.

Patrulha Maria da Penha já atendeu mais 2000 mil vítimas de violência em RR
Patrulha Maria da Penha – Foto: Prefeitura/Divulgação

Conheça a Patrulha Maria da Penha de Boa Vista

Criada em setembro de 2015, a Patrulha Maria da Penha em Boa Vista foi a segunda no Brasil a realizar serviços essenciais para as mulheres vítimas de violência doméstica.

A patrulha é uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista e o Tribunal de Justiça de Roraima.

Composta por 17 agentes da Guarda Civil Municipal, a equipe utiliza duas viaturas exclusivas e identificadas para garantir o cumprimento das medidas protetivas de urgência expedidas pelo poder judiciário.

RELACIONADAS

+ Anistia de dívidas: Moradores do Vila Jardim podem ter o benefício, em RR

+ Saúde mental: Sesau muda forma de agendamentos no Coronel Mota, em RR

+ Inscrições para Colégios Militarizados encerram dia 1º de dezembro em RR