Nesta sexta-feira, 19, a vereadora Cris Monteiro ingressou na corregedoria da Câmara de Vereadores de São Paulo com pedido de cassação do mandato de Janaína Lima. Horas depois, Janaína Lima fez o mesmo e pediu a cassação do mandato de Monteiro.

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

As duas colegas de partido do Novo protagonizaram uma briga, com ataques físicos, dentro do banheiro da Casa, após se desentenderem em plenário. As agressões ocorreram no último dia dez deste mês, durante votação da reforma da previdência.

O corregedor da Câmara, vereador Gilberto Nascimento (PSC), confirmou recebimento dos pedidos. Nascimento tem até próxima terça-feira, 23, para indicar dois relatores distintos que avaliarão as solicitações.

Sete membros de diferentes partidos formam a corregedoria da Câmara (PT, PSOL, Podemos, União Brasil, Republicanos, PSDB), incluindo Nascimento, do PSC, que não pode assumir a relatoria e só votará em caso de empate. Se algum dos membros não se sentir à vontade para julgar as colegas, poderá ainda pedir substituição.

Os relatores têm dez dias para apresentar relatório, que pode concordar com a cassação ou indicar pena menor, como a suspensão do mandato. Caso julguem necessário, eles podem pedir mais dez dias para chegar a uma conclusão.

Ainda que seja indicada uma pena mais branda, as partes podem recorrer ao plenário para endurecê-la. Há ainda possibilidade de os relatores sugerirem o arquivamento do caso.

Relembre o Caso

No dia 11 de novembro, a vereadora Cris Monteiro (Novo), de 60 anos, registrou um boletim de ocorrência contra a colega de partido Janaína Lima, de 37 anos, após uma briga no banheiro da Câmara de São Paulo durante a votação da reforma da previdência.

Cris alegou que foi jogada no chão por Janaína, dentro do banheiro feminino, para onde as duas seguiram após começarem a brigar.

“Janaína agarrou meu pescoço, arrancou a minha peruca e me jogou no chão”, diz o boletim registrado por Cris Monteiro.

Ela diz que foi acudida por uma guarda municipal e pela sua chefe de gabinete, que entraram no banheiro enquanto Janaína saía do local.

Em vídeos divulgados nas redes sociais, as duas começaram a discutir ainda no plenário da Câmara na noite da quarta, 10 e seguiram para o banheiro onde Janaina teria tentado enforcar Cris Monteiro.

O motivo da briga, segundo informado, foi por um desentendimento pelo tempo de fala que cada uma teria. Na manhã desta quinta, Cris Monteiro foi até a delegacia e realizou o exame de corpo de delito.

A assessoria da vereadora Janaína Lima disse que a mesma agiu em “legítima defesa do início ao fim” e que também registrou um boletim de ocorrência contra a colega.

Veja o vídeo:

_______________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Mulher trans consegue liminar para inscrição em concurso de beleza no Amazonas

 

VÍDEO: velório e enterro da menina Mirela é marcado por revolta e comoção em Eirunepé, no AM

 

Com prisão de ‘Majestade do crime’, tesoureira de facção criminosa, 161 suspeitos são detidos pela polícia do Ceará

 

Juiz decreta prisão preventiva do suspeito de estupro e morte de enteada em Eirunepé, no AM

 

Mulher que desapareceu após sair com veículo de empresa é encotrada morta, seminua e com hematomas no rosto