A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e uso de podutos à base de fenol após morte de paciente que fez peeling de fenol.

O Diário Oficial publicou a decisão, informando que a proibição tem o objetivo de zelar pela saúde da população.

“Considerando que até a presente data não foram apresentados a Anvisa estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para uso em procedimentos de saúde em geral ou estéticos”, diz a Anvisa.

Agora, fica proibido a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos a base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.

Morte após o peeling

No início de junho, o empresário Henrique Silva Chagas realizou o procedimento. Após a aplicação do fenol, Henrique passou mal e morreu na própria clínica.

O que é o peeling de fenol?


O procedimento é feito com a aplicação de um composto orgânico mais ácido do que o álcool, o que o torna mais intenso e agressivo do que outros peelings.

O ácido penetra em camadas mais profundas da pele, sendo indicado para o rejuvenescimento facial e suavizar rugas ou linhas de expressão, pois estimula a produção de colágeno e aumenta a firmeza da pele.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.