Nesta quarta-feira, 6, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar, pela primeira vez, a aplicação de uma vacina em crianças contra a malária.

A recomendação vale para regiões com altas taxas de transmissão, como a África Subsaariana. Na região, morrem mais de 260 mil crianças com menos de cinco anos por ano vítimas da doença.

A decisão foi tomada depois da análise do resultado de um estudo piloto conduzido em Gana, Quênia e Malaui que vacinou mais de  800 mil crianças desde 2019.

“Este é um momento histórico. A tão esperada vacina contra a malária para crianças é um avanço para a ciência, a saúde infantil e o controle da malária ”, disse o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A OMS destacou que a vacina é só mais um meio na prevenção da doença, que inclui o uso de mosqueteiros e pulverização.

______________________________________

RELACIONADAS

FVS-RCP realiza investigação de casos de malária em aldeias Yanomami

Aumento de casos de malária em Carauari por Plasmodium Falciparum preocupa FVS

China erradica malária depois de 70 anos de luta contra a doença

______________________________________

A vacina, RTS, S – ou Mosquirix – desenvolvida pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline, deve ser fornecida em um esquema de quatro doses em crianças a partir dos 5 meses de idade para a redução da doença e da carga da malária.

Os resultados iniciais do estudo, mostraram uma redução de até 30% dos casos graves e mortais da doença. Desde 2015, o imunizante é aprovado pela agência reguladora de medicamentos da União Europeia.

No Brasil, são registrados cerca de 135 mil casos por ano. A malária é uma doença febril aguda, transmitida pela fêmea do mosquito do gênero Anopheles.

No Brasil, a maior concentração de transmissores está nas florestas da Região Amazônica. Os sintomas mais comuns são febre, sudorese, calafrios, mal-estar, tonturas, cansaço, vômitos, mialgia e dores de cabeça intensa.

____________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

VÍDEO: Homem de 50 anos é preso por estupro de vulnerável de sua enteada de 10 anos, em Manaus

 

Caminhão de cerveja tomba na Avenida Autaz Mirim e complica trânsito na manhã desta quarta

 

Em Tapauá-AM, licitação de R$ 3,7 milhões para produtos de limpeza inclui 2 mil incensos

 

Sine Manaus e AM ofertam 150 vagas de emprego para esta quarta

 

Beneficiários nascidos em abril podem sacar o auxílio emergencial nesta quarta-feira