Com o aumento do número de casos de contaminação pela variante Ômicron pelo país e a nova alta de casos de Covid-19, governadores retomaram restrições contra o coronavírus nos estados para tentar conter o avanço do vírus .

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Pelo menos oito estados já anunciaram a volta de restrições devido ao avanço da Covid-19 no país. São eles: Pernambuco, Bahia, Ceará, Amazonas, Piauí, Maranhão, Amapá e Paraíba.

No Amazonas, o governador Wilson Lima assinou um decreto que proíbe a realização de qualquer evento com venda de ingressos em todos os municípios do estado, independentemente do número de pessoas. Já os eventos que não realizam venda de ingressos podem ocorrer com 50% do público, capacidade máxima de 200 pessoas e seguindo protocolos de distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e regularidade da situação vacinal.

Com 22 casos da variante ômicron registrados no Amazonas, 229 novos casos e 3 mortes pela doença nas últimas 24h, o governador deve anunciar nesta terça-feira, 11, uma nova estratégia para ampliar a vacinação no estado.

_____________________________________

RELACIONADAS

+ Ministério da Saúde reduz de 10 para 5 dias o isolamento para pacientes de Covid sem sintomas e que testem negativo; saiba mais

No Pará, mais de 16 mil crianças de 5 a 11 anos tiveram Covid-19

Após aumento de casos de Covid e influenza, Latam cancela voos

_________________________________________

São Paulo passou a exigir a obrigatoriedade do passaporte da vacina para todos os eventos e Belo Horizonte reabriu leitos para Covid-19, além de prorrogar o estado de calamidade pública na cidade.

Em Pernambuco, o governo anunciou que na próxima sexta-feira, 14, será implantado novas medidas, como o comprovante de vacinação em bares, restaurantes, cinemas, museus e teatros e a quantidade máxima de 3 mil pessoas.

O governado da Bahia anunciou que todos os eventos, incluindo partidas de futebol, terão capacidade máxima reduzida para 3 mil pessoas. O uso de máscara e o comprovante de vacinação também serão exigidos para a entrada nos eventos e em bares e restaurantes.

No Ceará, desde o dia 6 de janeiro até pelo menos 6 de fevereiro estão suspensos todos os eventos de pré-Carnaval e Carnaval no estado. Outros eventos festivos, como casamentos, formaturas e eventos corporativos, terão a capacidade máxima reduzida para 250 pessoas em ambientes fechados e 500 pessoas em ambientes abertos.

No Piauí as medidas entraram em vigor no dia 30 de dezembro. O comércio em geral pode funcionar somente até às 18h, enquanto shopping centers poderão ficar abertos das 10h às 22h. Eventos terão público reduzido em 50% da capacidade total. Em espaços semiabertos, o público máximo será de 500 pessoas e, em espaços fechados, até 200 pessoas sempre com a apresentação do comprovante de vacinação. Pré-Carnaval e Carnaval foram suspensos.

O governador Flávio Dino (PSB) do Maranhão publicou um decreto estabelecendo a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados de todo o estado.

O governo do Amapá permite a realização de eventos sociais “com rigorosos protocolos sanitários e limitação de horários e quantidade de público, em eventos sociais e corporativos, competições esportivas, shows, atividades turísticas, entre outros, além do funcionamento de serviços públicos, boates, bares e comércio”.

Na Paraíba, o decreto estabelece capacidade máxima de 80% do público em bares, restaurantes, academias e estabelecimentos similares.

 

_______________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS