A cobertura vacinal da pentavalente foi de 69% em Manaus no primeiro quadrimestre deste ano. É o que revela o levantamento é do Sistema de Informação do Programa Nacional de Informações (SI-PNI) divulgados nesta terça-feira (6) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus.
O número é baixo visto que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95%.
– Envie esta notícia no seu WhatsApp
– Envie esta notícia no seu Telegram
A população deve ficar alerta visto que o esquema vacinal completo da pentavalente, visto que é um dos principais imunizantes para crianças menores de 1 ano de idade.
A pentavalente é uma combinação de cinco vacinas e deve ser administrada em três doses. Ela garante proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, e contra a bactéria haemophilus influenza b, que pode causar infecções no nariz, meninge e na garganta.
“A baixa cobertura vacinal significa que as nossas crianças estão vulneráveis para contrair doenças imunopreveníveis e podem acabar com sequelas, por isso pedimos que os responsáveis não deixem de levar seus filhos até as salas de vacina da Semsa”, informa a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
___________________________________
RELACIONADAS
+ Mais de 1,5 milhão de pessoas estão com esquema vacinal incompleto em Manaus, afirma Semsa
+ Semsa intensificará busca por crianças e adolescentes com atraso no calendário vacinal em Manaus
___________________________________
Imunização
O imunizante começou a ser ofertado à população, através do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2012, quando foi incorporado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
As crianças devem tomar três doses da vacina antes de completar 1 ano de idade, aos 2 meses, 4 meses e 6 meses de vida.
Para atualizar a caderneta de imunização, os usuários podem usar uma das 171 salas de vacina da Semsa, portando documento oficial de identificação e o cartão de vacina.
___________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS