Por meio de levantamento, realizado pela Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio) junto ao Novo Caged, o Acre surge em 4º lugar no ranking dos estados da região Norte que geraram empregos no mês de fevereiro de 2024.

De acordo com o assessor da presidência da Fecomércio-AC, Egídio Garó, apenas no segundo mês do ano, o Estado admitiu 4.798 empregados com carteira assinada e desligou 3.945, com um saldo positivo de 853 novas vagas.

 “Em todo o Estado, os municípios que mais contrataram foram Rio Branco, com saldo positivo na relação admissão/desligamentos de 534 vagas; seguido por Senador Guiomard, com 214 postos de saldo positivo; e Cruzeiro do Sul, com 84 postos de saldo. Aqueles que mais demitiram e, portanto, apresentam saldo negativo, foram o Bujari, com a redução de 82 postos; seguido de Acrelândia, com – 46 vagas ocupadas e; Epitaciolândia, com saldo negativo de 28 postos de trabalho ocupados”, explicou o assessor, acrescentando ainda os dados refletem todos os setores da economia. “Daqueles [setores] que geraram mais empregos, estão serviços, com 827 vagas; comércio e construção, com 35 vagas cada”, finalizou.

O Acre segue, no entanto, atrás de Roraima, Tocantins e Rondônia, ainda segundo o levantamento do Novo Caged. De acordo com Garó, a variação dos últimos 12 meses aponta para um saldo de 5.263 novos postos, um aumento relativo de 6,34%.

Setores como agricultura e a indústria em geral, em contrapartida, foram os que apresentaram saldos negativos, indicando que houve elevação no número de desligamentos com relação às admissões.