Ícone do site Portal Norte

Pesquisa detecta alto teor de álcool em pães de forma

A pesquisa alerta para os efeitos do álcool em grávidas e lactantes - Foto: Cats Coming/Pexels

Se os pães fossem bebidas, os produtos de algumas marcas seriam considerados alcoólicos. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11) mostra que há presença de álcool em produtos  populares de pães de forma.

O estudo é de autoria da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). O levantamento demonstra que os produtos  de cinco marcas têm teor de álcool superior a 0,5%.

São eles:

O texto da pesquisa faz alerta sobre o impacto do álcool na gravidez. “Para grávidas e lactantes, a ingestão recorrente de álcool, mesmo que em baixas doses, pode afetar o aprendizado e ocasionar problemas de memória. A síndrome alcoólica fetal (SAF), ocasionada pela ingestão de álcool, caracteriza-se por anormalidades no neurodesenvolvimento do sistema nervoso central, retardo de crescimento e problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade”, diz o texto da pesquisa.

De acordo com o levantamento, a contaminação dos pães com o álcool pode ocorrer no momento de a indústria acrescentar conservantes nos produtos. 

“O álcool usado para diluição do conservante [colocado após o pão passar pelo forno] deve ser evaporado até o consumo em si do pão, mas se houver um abuso na quantidade do antimofo ou em sua diluição, isso pode não ocorrer e ocasionar em um pão com um teor de etanol muito elevado”, diz o texto da pesquisa.

Nota

A Pandurata Alimentos, responsável pela fabricação dos produtos Bauducco e Visconti, emitiu uma nota falando sobre os padrões que adota. “A empresa possui a certificação BRCGS (British Retail Consortium Global Standard), reconhecida como referência global em boas práticas na indústria alimentícia, e segue toda a legislação e regulamentações vigentes.”

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

* Com informações da Agência Câmara de Notícias

Sair da versão mobile