O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou, na tarde desta sexta-feira, 10, uma pesquisa que 33,6% dos estudantes entre 13 a 17 anos do Amazonas e 26,3% estudantes da mesma faixa etária de Manaus se sentiam tristes. 

Em alusão ao  Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, os dados foram coletados em 2019, antes da pandemia, pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) que afirmou ainda que os jovens entrevistados apresentaram ainda um “sentimento de que a vida não vale ser vivida”. 

A pesquisa revelou que os mesmos jovens, através da autoavaliação em saúde mental, foi negativa, registrando 17,9% no Amazonas e 21,6%, em Manaus.

Entre os temas da pesquisa questionados aos jovens incluem: as situações em casa e na escola, alimentação, atividade física, consumo de cigarro, bebidas alcóolicas e drogas ilícitas, saúde sexual, segurança, higiene, imagem corporal, saúde mental, acesso a serviços de saúde, saneamento básico, características gerais das escolas e dos estudantes, e outros.

A PeNSE, realizada pelo IBGE fornece informações para o sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para a saúde dos escolares.

Para saber mais sobre a pesquisa clique aqui

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas

Homem é morto após trocar tiros com a polícia no bairro Jorge Teixeira em Manaus

 

Após tiroteio e morte, velório do cantor Romarinho é retomado com a presença da PM

 

Com preço a R$ 120 o botijão de gás, projeto de lei cria programa ‘Gás para os brasileiros’

 

VÍDEO: Conselho Tutelar denuncia esquema de ‘aluguel de crianças’ para pedir esmola em Manaus

 

Sine Manaus e AM ofertam 275 vagas de emprego para esta sexta