Pesquisa divulgada pelo Instituto InnQuesti nesta quinta-feira (1º) aponta um possível segundo turno nas eleições para prefeito de Manaus se o pleito fosse realizado hoje.

Banner Obras Acre 300x225

A consulta considera nomes como o de David Almeida (Avante) e Amom Mandel (Cidadania) liderando a disputa.

O InnQuesti é um instituto associado à LLK Consulting, que entrevistou por telefone 800 pessoas entre os dias 29 e 31 de janeiro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa, que pode ser baixada no final desta reportagem, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) com o número AM 07226/2024.

Prefeito David Almeida e deputado Amom Mandel lideram intenções de votos na pesquisa do InnQuesti - Foto: CMM/Câmara dos Deputados
Prefeito David Almeida e deputado Amom Mandel lideram intenções de votos na pesquisa do InnQuesti – Foto: CMM/Câmara dos Deputados

Espontânea

Na votação espontânea, o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) aparece com 17% de preferência, enquanto o deputado federal pelo Amazonas, Amom Mandel (PSDB), conquista 7% das intenções de voto.

Outros candidatos surgem na pergunta espontânea para prefeito de Manaus: Coronel Menezes (PL), com 3%; Capitão Alberto Neto (PL), com 2%; Anne Moura e José Ricardo, ambos do PT, com 1% cada. O InnQuesti concluiu que 60% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar ou preferiram não indicar um candidato.

Loredana Kotínski, diretora executiva do InnQuesti e especialista em marketing político, avalia que esse alto índice de indecisão pode ser atribuído ao estágio inicial do processo eleitoral e à falta de visibilidade dos candidatos. 

Ela sugere que tanto os candidatos quanto o atual prefeito podem se beneficiar de estratégias de comunicação e marketing mais agressivas para aumentar a presença pública.

Pesquisa InnQuesti votação espontânea - Foto: Divulgação
Pesquisa InnQuesti votação espontânea – Foto: Reprodução

Estimulada

A pesquisa indica que o cenário de segundo turno persiste quando a pergunta é feita com sugestões de nomes, ou seja, na pesquisa estimulada. 

Nesse caso, David Almeida lidera com 39% das intenções de voto, seguido por Amom Mandel com 16%. Coronel Menezes, com 12%, também aparece como candidato que poderia competir por uma vaga no segundo turno.

Pesquisa InnQuesti votação estimulada - Foto: Reprodução
Pesquisa InnQuesti votação estimulada – Foto: Reprodução

Em relação à rejeição dos eleitores, David Almeida lidera com 15%, seguido por Coronel Menezes, com 14%, e Capitão Alberto Neto, com 10%. 

Amom Mandel e Roberto Cidade têm 7% de rejeição cada, enquanto Anne Moura, Sinésio Campos e José Ricardo possuem 6%, 5% e 5%, respectivamente.

Administrações municipal e estadual

A pesquisa também avaliou a administração municipal e estadual. Em relação à gestão do prefeito David Almeida, 45% dos eleitores consideram ótima ou boa, enquanto 34% a consideram regular e 22% a avaliam como ruim ou péssima. 

Pesquisa InnQuesti avaliação prefeito - Foto: Reprodução
Pesquisa InnQuesti avaliação prefeito – Foto: Reprodução

Quanto à gestão de Wilson Lima (União Brasil) no governo estadual do Amazonas, apenas 35% dos entrevistados a consideram ótima ou boa, com 32% avaliando como regular e 30% como ruim ou péssima.

Pesquisa InnQuesti avaliação governador - Foto: Reprodução
Pesquisa InnQuesti avaliação governador – Foto: Reprodução

As áreas mais críticas em ambas as gestões são saúde e segurança pública, que podem influenciar significativamente a opinião dos eleitores e a rejeição aos governantes.

Sobre a pesquisa realizada, a empresa InnQuesti destaca que o trabalho faz parte dos esforços contínuos em fornecer dados precisos para o mercado brasileiro, contribuindo para o crescimento das empresas e para o aprimoramento das políticas públicas.