Pesquisadores da Universidade Paulista (USP) desenvolveram um estudo teórico para analisar vários cenários possíveis de intervenção e averiguar quais seriam as melhores alternativas para o enfrentamento de enchentes em bacias hidrográficas que passam por um processo de urbanização.

O artigo que descreve o estudo foi publicado em abril na Revista Brasileira de Geografia Física.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo o levantamento, uma das alternativas seria a adoção de infraestrutura verde, um conjunto de soluções que visa a integrar as cidades com a natureza a fim de reduzir os impactos ambientais.

Pesquisadores desenvolveram um estudo teórico a partir da microbacia do Córrego do Mineirinho, no município de São Carlos, interior de São Paulo.

O objetivo do trabalho foi reunir pesquisas e outros referenciais teóricos já existentes sobre a microbacia e analisar cenários para averiguar quais seriam as melhores alternativas de intervenções.

___________________________________

RELACIONADAS

+ VÍDEO: chuva no Recife provoca duas mortes, alagações e deslizamento de terra

+ VÍDEO: chuva causa alagações e deslizamento de terra, em Manaus

______________________________________

Considerando os fatores ambientais, sociais e econômicos da região, as medidas passíveis de serem implementadas envolvem a priorização de serviços hidrológicos fornecidos por infraestruturas verdes, como a construção de biovaletas (depressões lineares formadas por vegetação) para aumentar a infiltração de água no solo e evitar o escoamento superficial, renaturalizando o ciclo da água e amenizando os impactos dos processos de urbanização acelerada. Outras intervenções apontadas pelo estudo são:

– Reflorestamento, descompactação dos solos e armazenamento de vazão;

– Adequações de áreas de estacionamento;

-Instalações de telhados verdes e alternativas similares;

-Ações de arborização;

-Construções de corredores verdes, praças com cobertura vegetal e valas de infiltração.

_______________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS