Pesquisadores estudam e tentam desvendar as origens de um imenso fóssil encontrado em Davinópolis, no interior do Maranhão. O fóssil foi localizado em abril de 2021 durante uma escavação para realizar uma obra na cidade.

Quem começou a estudar a descoberta foi o paleontólogo Elver Mayer, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Em seguida, ele convidou Leonardo Keber, do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontóloga da Quarta Colônia (Cappa), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para participar dos estudos e das escavações.

Um dos ossos encontrados é um fêmur, que tem cerca de 1,5 metros. 

“Achávamos que fosse uma preguiça gigante, que são bem comuns no Brasil. Não dava pra ver bem. As vértebras estavam em um sedimento [locais resultantes da erosão de rochas]”, explica Leonardo.

Ele conta como foi a descoberta do fêmur gigante.

“Uma partezinha dele estava aparecendo, a gente foi deixando por último. Para a nossa surpresa, era um osso bem grandão”, diz.

Os especialistas acreditam que o osso pode ser ainda maior, pois aparenta estar incompleto.

“Mas ainda faltam muitos estudos para detalhar a identificação dos ossos. Ao todo, foram recuperados aproximadamente 35 elementos desse animal, além de uma série de outros fósseis menos completos, que irão fornecer dados sobre como era esse gigante”.

_________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

‘Me despedi’: Maraisa revela prints da última conversa com Marília Mendonça antes do acidente

 

Homem é morto a tiros após sair de balneário na Zona Leste de Manaus

 

Inscrições para cursos técnicos do Ifam seguem abertas até o dia 21 de novembro

 

Estão disponíveis 304 vagas de emprego no Sine Manaus e AM nesta segunda-feira

 

Manaus oferece 54 pontos de vacinação de segunda a sexta