O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, por unanimidade, a indicação de Jean Paul Prates para assumir a presidência da estatal.

A reunião que deferiu o nome indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi realizada na manhã desta quinta-feira (26). 

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Ele foi aceito como conselheiro de Administração da Petrobras até a próxima Assembleia Geral de Acionistas e também eleito para o cargo de presidente da companhia, com mandato até 13 de abril de 2023.

Prates tomou posse em ambos os cargos nesta quinta-feira.

A oficialização ocorreu duas semanas após a indicação formal do Ministério de Minas e Energia. 

Prates foi indicado por Lula no dia 30 de dezembro de 2022.

Alguns dias depois, o ex-presidente da Petrobras Caio Paes de Andrade, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, renunciou à vaga em 3 de janeiro. 

Com a renúncia, o caminho para a presidência foi encurtado, já que o conselho pode aprovar um nome para comandar a empresa como presidente interino, que foi o que ocorreu na manhã desta quinta-feira.

Ele vai substituir João Rittershaussen, que estava como interino na presidência da estatal.

RELACIONADAS

+ João Henrique Rittershaussen assume Petrobras após renúncia de presidente

+ Lula indica Jean Paul Prates como novo presidente da Petrobras

Agora, a indicação de Prates deve passar pela Assembleia de Acionistas, que deve ser realizada em abril. 

Jean Paul Prates renunciou ao cargo de senador pelo Rio Grande do Norte poucos dias antes do mandato acabar, em 31 de janeiro.

Ele, que também era sócio de empresas na área de óleo, gás e petróleo, saiu das sociedades para assumir o comando da Petrobras.

Segundo a Lei das Estatais, ele não poderia assumir o cargo por haver algum tipo de “conflito de interesse”. 

“É vedada a indicação, para o Conselho de Administração e para a diretoria de pessoa que tenha ou possa ter qualquer forma de conflito de interesse com a pessoa político-administrativa controladora da empresa pública ou da sociedade de economia mista ou com a própria empresa ou sociedade”, destaca a lei. 

Quem é Jean Paul Prates

Jean Paul Terra Prates tem 54 anos, é advogado, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Também é mestre em Economia e Gestão de Petróleo, Gás e Motores pelo Instituto Francês do Petróleo (IFP School) e mestre em Política Energética e Gestão Ambiental pela Universidade da Pensilvânia.

Já foi diretor executivo da Expetro Consultoria em Recursos Naturais Ltda., a maior consultoria de petróleo nacional durante os anos 1990 e 2000.

Prates também atuou como secretário de Estado de Energia do Governo do Rio Grande do Norte.