O Conselho de Administração da Petrobras aprovou o nome de Magda Chambriard como nova presidente nesta sexta-feira (24). A indicação foi feita pelo presidente Lula após a demissão de Jean Paul Prates.
Magda é engenheira civil e iniciou sua carreira em 1980, onde atuou por 22 anos como funcionária de carreira. Ela é a segunda mulher a comandar a empresa.
O diretor recebe salário de R$ 133 mil mensal e ainda possui gratificação de férias, gratificação natalina, Programa de Prêmio por Performance (PPP), entre outros benefícios além do salário. O valor é público no site oficial da Petrobras.
Petrobras e Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a demissão de Jean Paul Prates na noite de terça-feira (14), e o Conselho de Administração a confirmou e aprovou.
Segundo interlocutores do governo, Prates teve relação conflituosa com ministros de Lula: Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
Jean Paul Prates foi presidente da empresa por 1 ano e 4 meses. Em sua gestão, a empresa teve bons resultados e alcançou o segundo maior lucro da história ao longo de 2023.
Prates mandou uma mensagem a assessores próximos após a demissão: ‘Alexandre Silveira e Rui Costa regozijaram-se com a abreviação precoce da minha missão.Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco”, disse.