A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (26), Operação Surtur para combater desmatamento criminoso de mais de 15 mil hectares na zona rural de Castelo do Sonhos, em Altamira, no Pará, na Amazônia Legal.

Segundo a PF, essa área equivale a mais de 15 mil campos de futebol. Em nota, a Polícia Federal informou que cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Novo Progresso, no Pará, Castelo do Sonhos e Sinop, no Mato Grosso,

Também foram cumpridas ordens de sequestro de bens no valor superior a R$ 630 milhões. Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal da Subseção de Itaituba, no Pará.

“Durante as investigações, constatou-se que várias fazendas próximas, registradas em nome de diferentes pessoas, sofreram desmatamento intenso, caracterizado por ações em massa, indicando uma coordenação entre os ocupantes das áreas devido à extensão e rapidez dos desmatamentos”, afirmou a PF.

Degradação na Amazônia

Entre 1985 e 2023, cerca de 23% do território brasileiro, ou seja, 199,1 milhões de hectares, registrou incêndios ao menos uma vez, segundo dados do MapBiomas Fogo.

Do total de áreas afetadas, 68,4% são de vegetação nativa, enquanto 31,6% mostram vestígios de atividade humana, principalmente ligada à agropecuária.

Os biomas mais afetados foram o Cerrado e a Amazônia, responsáveis por 86% das áreas queimadas, tanto por causas naturais quanto provocadas pelo homem.

As informações foram obtidas por meio da análise de imagens de satélite e envolvem uma colaboração entre universidades, ONGs e empresas de tecnologia.

* Com informações da Agência Brasil