Uma operação da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (4), cumpre 15 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão no Pará, Roraima, Amazonas, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais. O esquema investigado é de tráfico internacional de drogas.

O alvo da operação Oceano Azul é um grupo de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Segundo a PF, o esquema teria movimentado mais de R$ 50 milhões entre 2022 e 2023.

No Pará, os mandados são cumpridos nos municípios de Vigia, Curuçá, Abaetetuba, Ananindeua, Belém e Altamira. Segundo a PF, a organização fazia uso de laranjas para dissimular os valores obtidos de forma ilícita.

Um dos fatos que chamou a atenção durante a investigação da Polícia Federal foi a criação de uma instituição bancária pelo grupo criminoso, com o objetivo de legitimar e lavrar o dinheiro das ações criminosas.

O início da investigação aconteceu em 2022 com a apreensão de uma tonelada de cocaína, em julho. A droga estava enterrada em um sítio no município de Curuçá, na Pará. A PF afirmou que a droga faz parte de um esquema que envia as drogas para a África e Europa, através de barcos pesqueiros.